Coluna ‘Fala, Piloto!’ com Rafael Câmara – Brasil é vice no Mundial de Kart

O Brasil voltou a ser protagonista no kartismo mundial. No último final de semana, na Finlândia, conquistei o vice-campeonato no Mundial de Kart. É o resultado mais importante da minha carreira e histórico para nosso País. Eu competi entre 104 pilotos na categoria OK Júnior, consegui vencer duas provas, conquistei cinco poles e terminei todas as corridas entre os cinco primeiros.

Esse resultado vai para a minha família e para todos os brasileiros que lutam por conquistas no kartismo e no automobilismo. Nosso trabalho não é fácil, mas a sensação de conseguir esse feito é única. Faltou muito pouco para o título, mas foi uma verdadeira conquista, já que esse é o melhor resultado do Brasil nos últimos 20 anos no Mundial de Kart.

Com o segundo lugar na final, ainda pude repetir um feito do meu grande ídolo Ayrton Senna 40 anos depois. Em 1979, o tricampeão mundial de F1 foi vice-campeão no Mundial de Kart em Portugal e repetiu o resultado no ano seguinte na Bélgica. O Brasil teve somente três campeões do mundo no kart: Augusto Ribas em 1986, Gastão Fráguas em 1995 e Ruben Carrapatoso em 1998.

Esse foi meu segundo Mundial de Kart e neste ano já venci uma etapa no WSK, um dos campeonatos mais importantes do kartismo europeu, em Adria, na Itália. Depois de ter sido campeão brasileiro em 2018, fico feliz de seguir colecionando mais troféus também na Europa.

Agradeço todos da equipe Forza Racing pelo trabalho que fizemos juntos nos últimos meses. Tenho certeza de que aprendi muita coisa com a equipe e sou um piloto muito melhor e mais maduro. A preparação para o Mundial de Kart foi excelente, vamos buscar agora mais conquistas no kart antes de fazer a transição para os monopostos e seguir o sonho de chegar na F1.

*Rafael Câmara é campeão brasileiro e vice no Mundial de Kart