A semana do esporte a motor começou com uma grande polêmica no Europeu de Kart. Nesta segunda-feira (11), a FIA anunciou investigação a um piloto que fez um gesto nazista durante o pódio da corrida em Portimão.
No último final de semana, o campeonato esteve em Portimão, Portugal, para a primeira etapa da temporada 2022. As classes que competiram na pista foram a OK, onde aconteceu toda a questão, e OK Junior.
Artem Severiukhin, russo que corre sob bandeira italiana, foi o vencedor na classe OK. Acontece que durante a cerimônia de apresentação, fez um gesto mundialmente conhecido como a saudação a Adolf Hiltler, ‘Heil, Hitler’.
Após a repercussão do caso, a entidade máxima do automobilismo, organizadora do evento, abriu investigação. “A Federação Internacional de Automobilismo confirma que lançou uma investigação imediata contra a conduta inaceitável de Artem Severiukhin durante o pódio da classe OK na etapa 1 do Europeu de Kart no Kartódromo Internacional do Algarve em Portugal”, começou.
“A FIA vai comunicar imediatamente quaisquer outros passos que serão tomados em relação a este caso”, completou o comunicado.
Vale lembrar que a FIA baniu a participação de quaisquer pilotos russos de suas competições por conta do conflito contra a Ucrânia. Tanto é que Nikita Mazepin acabou chutado da Haas na F1, sendo substituído por Kevin Magnussen.
I thought I have seen some ugly things, but this Russian under the Italian flag is something else.
Mama’s little de-Nazifiers, vol. 3 pic.twitter.com/UwzxzvsyGZ— Illia Ponomarenko 🇺🇦 (@IAPonomarenko) April 11, 2022