Graduados vê Morgatto e Gomez serem campeões no 56º Brasileiro de Kart

*Maria Clara Castro, direto de Penha (SC)

O Kartódromo Beto Carrero recebeu na última semana a segunda fase da 56ª edição do Brasileiro de Kart, edição essa que bateu o recorde de 545 inscrições, tornando-se o maior campeonato de kart do mundo até então. Em um sábado recheado de disputas, a Graduados chamou atenção do público com corridas eletrizantes.

Na sexta-feira (17) e início da manhã de sábado (18), ao falar da Graduados A, já vinha à mente de muitos a disputa de Olin Galli e o “Rei” Andre Nicastro, ambos decacampeões no Brasileiro de Kart e que travavam a briga pelo décimo primeiro título. Porém, Matheus Morgatto se colocou entre eles, garantindo o segundo lugar no grid, que teve Galli na pole.

Logo na largada as atenções se voltaram a Morgatto. Atualmente, o paulistano de 18 anos faz sua carreira no kartismo europeu, sendo um dos grandes nomes do Europeu de Kart e WSK. No último sábado, Matheus finalizou sua temporada de 2021 como o campeão da Graduados A, seu primeiro título no Brasileiro de Kart.

“Consegui largar bem da segunda posição, na primeira volta já passei o Olin, o que me possibilitou abrir uma boa distância em relação ao resto do pelotão. Tínhamos velocidade e ritmo, que já vínhamos apresentando desde as classificatórias”, disse Morgatto, que esteve sempre entre os três primeiros nas baterias classificatórias, vencendo, inclusive, uma delas.

O título na Graduados A deixa Matheus com a “alma lavada”, já que o jovem piloto chegou a vencer na pista a prova da Graduados na edição de 2020 do Brasileiro de Kart, mas um acréscimo de 20 segundos em seu tempo pela carenagem lateral do kart ter se soltado tornou o título fora de alcance.

“É um alívio e é muito bom poder estar ganhando em cima destes grandes campeões como o Diego Ramos, o Olin e o Nicastro, nomes tão fortes na categoria. Tenho que agradecer bastante a minha equipe e a todos que estavam torcendo e apoiando”, completa Morgatto.

Na Graduados A, aceleram os pilotos promovidos da categoria Graduados B. Essa, por sua vez, tem seu grid formado pelos pilotos com mais de 14 anos promovidos da Junior ou Novatos.

E por falar em Graduados B, o nome que chamou atenção foi o de Gabriel Gomez. Pole position no Mundial de Kart em outubro, o jovem catarinense venceu na Graduados B, conquistando seu tricampeonato no Brasiliero de Kart.

“Durante o ano, nos campeonatos, vivemos uma evolução muito grande e conseguimos chegar bem acertados no Brasileiro. Liderei todos os treinos, fiz a pole, acabei tendo uma quebra na segunda classificatória, mas ganhei as outras duas. Na final, foi só ter cabeça, no começo estava um pouco difícil, porém consegui assumir a liderança e abrir em relação ao resto do pelotão”, avaliou Gabriel.

Como dito por Gomez, ele apresentou um bom ritmo durante toda a etapa e venceu a prova final com uma vantagem de 6s683. Com o triunfo deste sábado (18), Gabriel conta com um currículo de peso: pole position no Mundial de Kart, campeão SulAmericano, bicampeão da Copa Brasil, octacampeão Paulista/Copa SP e, agora, tricampeão brasileiro de kart.