Acostumado a corridas como as 500 Milhas de Indianápolis, que podem durar até cinco horas, o piloto de Fórmula Indy Mario Moraes teve na manhã deste sábado (19) a sua primeira experiência a bordo de um carro do tipo turismo. Convidado pela Mini, o paulistano de 22 anos disputa, no Autódromo de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), a abertura da temporada do Mini Challenge. A categoria realiza duas baterias de 25 minutos cada.
Moraes largou da última posição, já que não pôde participar da primeira sessão classificatória. Saindo de 16º, restava ao piloto lutar por posições para subir no pelotão. “A largada foi um pouco movimentada. Todo mundo foi para o lado de dentro da pista para fazer a primeira curva, então aproveitei e fui pelo lado de fora. Com isso, consegui algumas ultrapassagens”, lembrou.
O acidente entre Rodrigo Hanashiro e Patrick Gonçalves ainda na primeira volta forçou a entrada do safety car. O tempo de bandeira amarela impediu que os pilotos pudessem se envolver em mais disputas. “Foi uma pena o acidente do Hanashiro, porque tivemos pouco tempo de bandeira verde. A corrida acabou ‘encurtada’ em uns dez minutos, acho, e isso dificultou minhas tentativas de chegar mais à frente”, disse.
“Mesmo assim, consegui ganhar mais algumas posições. Cheguei a lutar pela sexta posição, e na tentativa nossos carros se tocaram, e acabei caindo duas colocações, mas pude recuperá-las para terminar em sétimo”, detalhou.
Na segunda bateria, programada para as 9h50 deste domingo (20), Mario irá largar da quinta posição. “Amanhã vai ser melhor. Espero lutar pelo pódio”, comentou.
“O fim de semana tem sido muito divertido. O Mini é um carro muito legal de guiar, diferente de tudo que eu já havia dirigido antes. Eu nunca havia pilotado um carro de corrida com tração e motor dianteiro, câmbio em H… E o fato de usar a embreagem para fazer as trocas deixou a ‘tocada’ bem divertida. Estou adorando a experiência”, elogiou.