O piloto brasileiro Lucas Moraes, de 15 anos, disputa neste final de semana em Gaisville, na Flórida, nos Estados Unidos, mais uma etapa do Winter AM, o campeonato de inverno de motocross norte-americano. Lucas correrá em duas categorias: a 125 C, para pilotos até 20 anos, e 125 C para adolescentes de 13 a 15 anos.
A competição é considerada uma das mais importantes do motocross porque é usada por “olheiros” de grandes patrocinadores para revelar novos talentos. Na etapa da semana, passada, Lucas foi o campeão na soma dos resultados de duas corridas (segundo e primeiro, respectivamente).
A semana foi de treinos fortes para Lucas na pista de Hard Rock, também na Flórida. “A pista de Gaisville será de terra e tem o piso duro, diferente do circuito da etapa anterior, que era de areia”, contou Lucas. “Nossa preocupação era fazer acertos de suspensão e para encontrar o pneu ideal”, disse o piloto.
Moraes está confiante para a prova deste final de semana. “As expectativas são boas, pois o tipo de terreno e a topografia se parecem com o que temos no Brasil. Estou mais acostumado com a moto e o ritmo das corridas”, afirmou.
No período de treinos, Lucas fez seis baterias por dia, de 30 minutos cada, de terça à quinta. As corridas e os treinos do piloto têm sido acompanhados pelo também piloto brasileiro Davis Guimarães, que morou vários anos nos Estados Unidos e montou toda a logística para a ida de Lucas ao Winter AM.
Sem neve – Os boxes do Winter AM ficam lotados de motorhomes – verdadeiras casas ambulantes usadas pelos competidores, mecânicos e equipe de apoio. Sem contar o grande número de trailers e barracas. A explicação é simples: muitos pilotos são de cidades ao norte dos Estados Unidos, onde o frio e a neve impedem a realização de provas e treinos. E por isso eles se “mudam”, literalmente, para a Flórida.