Lucas Moraes dá show e é campeão nos EUA

Em uma pista dentro de uma pedreira de calcário e com um belo lago na parte central, o brasileiro Lucas Moraes, de apenas 15 anos, deu um show de técnica e pilotagem durante o Winter AM, competição de motocross que está sendo disputada na Flórida, nos Estados Unidos. Ele venceu a etapa deste domingo em Gainesville depois de correr três baterias: uma na 125C e duas na 125 de 13 a 15 anos. Lucas é piloto da equipe Dunas Race, empresa organizadora do Rally dos Sertões.

Na primeira corrida entre pilotos de 13 a 15 anos, um susto logo na largada. Lucas recebeu “um sanduíche” ainda na primeira curva depois de se envolver em um acidente com mais cinco pilotos. A moto “apagou” e ele perdeu muito tempo tentando dar a partida. Ele só conseguiu quando o primeiro colocado já estava completando a primeira volta. Lucas fez uma corrida de recuperação e alcançou os últimos colocados, ultrapassando sete adversários.

Lucas voltou para a pista na segunda bateria do dia na categoria de 13 a 15 anos. Ele terminou em oitavo lugar com um bom ritmo e conseguiu manter e defender a posição no mesmo bloco dos ponteiros. Já na categoria 125 C, Lucas fez uma corrida espetacular. Depois de largar em quinto e protagonizar boas disputas, ele cruzou a linha de chegada em primeiro, conquistando mais um título de campeão da etapa de Gainesville. “A pista aqui é uma das mais bonitas que já vi. O traçado é rápido, bastante técnico e tem saltos de todos os níveis”, contou Lucas Moraes.

Esta foi a última participação dele em uma etapa do Winter AM 2005, já que nesta semana ele terá que retornar ao Brasil porque começam as aulas. Aqui no país Lucas irá disputar o Campeonato Brasileiro de Motocross 2005, que tem oito etapas em vários estados.

Final de semana – As etapas do Winter AM são realizadas no final de semana com várias baterias. No sábado, Lucas já havia feito um bom resultado na 125C ao terminar como vice-campeão na corrida mesmo com a pista cheia de buracos e com bolhas nas mãos devido aos fortes treinos durante a semana.

A segunda bateria que Lucas correu no sábado foi na categoria 125 de 13 a 15 anos, quando obteve o 15o lugar mesmo fazendo uma boa largada (quinto), mas ele não conseguiu manter a posição pois começou a sentir dores na mão. Novamente em outra bateria, a terceira do dia, e com bandagens nas mãos, Lucas voltou a acelerar forte e terminou em segundo lugar, garantindo a liderança da etapa do Winter AM.

Brasil – Lucas Moraes não é o único brasileiro que está correndo o Winter AM. Davis Guimarães, da USA Conection, empresa que monta toda a logística e oferece suporte para pilotos do exterior que queiram correr nos Estados Unidos, também está fazendo bonito no Winter AM. Ele correu duas baterias – uma na 4 tempos e outra na Plus 30. Na 4 tempos ele não conseguiu os resultados que esperava, pois choveu a noite toda e a pista estava muito “pesada” para as motos 250F. Na largada as potentes 450F pularam na frente e Davis terminou em décimo.

Na Plus 30 ele foi bem melhor, terminou em sexto e na somatória dos resultados ficou em quinto lugar na geral na etapa de sábado. No domingo, o dia começou com Davis correndo na Plus 30 e ficou em sexto lugar mesmo sendo o único com 250F (os demais estavam com 450F). Já na categoria 4 Tempos ele foi o 10o depois de uma largada mal feita e de sofrer uma pedrada no olho que chegou a deslocar a lente de contato. No meio da tarde Davis voltou para a pista e fez mais uma bateria na Plus 30 – terminou em quarto depois de ter largado em oitavo.

Entenda as categorias de Lucas Moraes

125C – Para pilotos de idade livre e que participam pela primeira vez do Winter AM

125 de 13 a 15 anos – Para pilotos dentro desta faixa etária