Encerrada a primeira etapa do Campeonato Brasileiro

João Paulino da Silva Júnior, o Marronzinho, venceu neste domingo a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross na categoria MX1, a principal do país. A prova foi realizada neste final de semana no Centro Educacional de Trânsito Honda, em Indaiatuba, interior de São Paulo. Nas demais categorias, Milton ‘Chumbinho´ Becker ganhou na MX3, Rafael Zenni na MX2, Thales Villardi cruzou a linha de chegada em primeiro na 85cc e Hector Freitas Assunção levou o título na 65cc.

A etapa de abertura do Campeonato foi marcada pela quebra do recorde de pilotos. A CBM, Confederação Brasileira de Motociclismo, organizadora do evento, contabilizou 335 inscrições, contra 324 do ano passado. Só a MX2 teve 176, e como apenas os 40 melhores ganham o direito de correr, foi realizada uma corrida de incentivo para quem ficou de fora.

Outra marca da prova foi a presença do público (17.000 pessoas) que superlotou as arquibancadas do Centro Educacional de Trânsito Honda e vibrou com as manobras dos pilotos durante as seis corridas, além dos treinos.

MX1 – A principal categoria do motocross nacional foi também a mais disputada e a que mais encantou o público. A disputa entre João Paulino da Silva, o Marronzinho, e Roosevelt de Freitas Assunção animou a platéia. O catarinense Marronzinho largou na frente, mas foi ultrapassado por Roosevelt. Ele correu atrás e se recuperou nas voltas finais da prova, seguindo em primeiro até o final.

MX2 – Rafael Zenni comemorou o título da categoria MX2. O piloto de Itu (SP), terceiro colocado no ano passado, além de fazer uma pilotagem arrojada, foi beneficiado pelo abandono do paranaense Leandro Nunes da Silva nos momentos finais da prova. Rodrigo Selhorst ficou em segundo e Marcello Ferreira de Lima, o Ratinho, foi terceiro. Zenni comemorou com a torcida a conquista e prometeu ainda mais para as próximas etapas. “Vou treinar bastante, pois esta foi apenas a primeira corrida do ano”, afirmou o piloto paulista.

MX3 – O catarinense Milton ‘Chumbinho’ Becker, que busca o 11º título nacional, mostrou que os concorrentes terão de correr muito para alcançá-lo. Ele venceu de ponta a ponta a primeira etapa. Em segundo lugar chegou Rogério Nogueira, de Indaiatuba, resultado muito comemorado pela torcida. Cássio Garcia foi o terceiro colocado. “Eu estava sem correr desde a última etapa do Brasileiro do ano passado. Passei por algumas cirurgias e estava muito ansioso para esta prova. Graças a Deus comecei muito bem”, afirmou Chumbinho, que cruzou a linha de chegada 51 segundos à frente do segundo colocado.

65cc – O campeão brasileiro de 2004, Hector Freitas Assunção, começou bem a temporada 2005 e venceu. Gustavo Bonaventura foi o segundo e Luiz Henrique Noal ficou com a terceira colocação. A prova começou com a liderança de Felipe Rejes de Simoni, que perdeu a posição depois de um acidente. O piloto paulista teve de se jogar ao chão para não acertar um colega que estava caído. Com isso, Hector assumiu a ponta e não perdeu mais.

85cc – Thales Villardi foi o vencedor da categoria 85cc, com Lucas Cattoni em segundo e Pedro Ramos em terceiro. “Eu larguei mal, mas me recuperei e consegui ir abrindo um pouco a cada volta”, afirmou o vencedor. Thales assumiu a ponta logo nas primeiras voltas, quando realizou duas ultrapassagens na mesma volta e depois seguiu na frente durante toda a prova. A 85cc contou com a participação de duas garotas: Jéssica Geniczak e Bárbara Fernandes, que encantaram a torcida que compareceu ao Centro Educacional de Trânsito Honda.

Classificação

MX1

1º – João Paulino da Silva Júnior

2º – Roosevelt de Freitas Assunção

3º – Rodrigo Siqueira

4º – Kristofer Florenzano

5º – Douglas Parise

MX2

1º – Rafael Zenni

2º – Rodrigo Selhorst

3º – Marcello Ferreira Lima

4º – Wellington Garcia Mattos

5º – Davis Guimarães

MX3

1º – Milton ‘Chumbinho’ Becker

2º – Rogério Nogueira

3º – Cássio Garcia

4º – Alberto Maschio

5º – Leonardo Pedro Muller

65cc

1º – Hector Freitas Assunção

2º – Gustavo Buonaventura

3º – Luiz Henrique Noal

4º – Everaldo Rodrigues

5º – Rodrigo de Andrade

85cc

1º – Thales Villardi

2º – Lucas Cattoni

3º – Pedro Ramos

4º – Anderson Cidade Deni Marques

5º – Deni Marques

Site oficial: www.cbm.esp.br

O Campeonato Brasileiro de Motocross é organizado e promovido pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e tem patrocínio da Honda, Mobil e Dunas Race, co-patrocínio de Expresso Joaçaba e Yamaha.