Categoria: Motociclismo
|
20 de março de 2005 20:38

Campeonato Brasileiro tem etapa histórica

A temporada 2005 do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade promete muita emoção e surpresas. Mulheres na primeira fila do grid de largada, garota vencendo corrida, menino de 8 anos fazendo o melhor tempo no warm up e depois recebendo troféu no pódio, adolescente de 14 anos vencendo na Supersport, a mais disputada e veloz das categorias. Esse é o resumo histórico da primeira etapa do ano que foi disputada neste sábado e domingo no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O Campeonato terá oito etapas no total e a próxima será dias 21 e 22 de maio em Cascavel (PR).

125cc – Após garantir a primeira posição no grid de largada, Ana Lima, a japonesa voadora, fez bonito e ficou com a vitória. Antônio Chiari, de apenas 9 anos, foi o segundo colocado e a terceira posição ficou com Murilo Ribeiro. Eric Granado, que mal consegue subir na moto sozinho, fez o melhor tempo no warm up, o aquecimento antes da corrida, terminou em quinto lugar e subiu ao pódio. Ele é o mais novo da categoria 125 com apenas 8 anos.

Ana Lima não conquistou a vitória com facilidade e foram justamente os “garotinhos” que deram trabalho no início da corrida. Após muita pressão de Chiari, ela chegou a perder a primeira posição por algumas vezes. Nas voltas finais, a adversária direta de Ana Lima foi Raphaela Del Bosco, que largou na segunda posição e chegou a assumir a liderança faltando quatro voltas para o final, mas sofreu uma queda em seguida e deixou o caminho livre para Ana Lima.

Ana já havia entrado para a história no ano passado depois de se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Na corrida de Interlagos, outro fato histórico: pela primeira vez duas mulheres conseguiram largar na primeira e segunda posições no grid.

250cc – Em uma prova bastante disputada, Felipe Garcia conquistou a vitória na categoria. Seis segundos depois, Luiz Paulo cruzou a linha de chegada. A terceira colocação ficou com William Pontes. Logo no início da prova, um pelotão se formou com sete pilotos brigando pelo título da etapa. Esta briga diminuiu devido à saída de Fábio Peasson, um dos favoritos à vitória que fez a pole position. Ele teve problemas com a sua moto e abandonou a corrida.

Faltando sete voltas para o final, Igor Calura, que estreou na categoria, assumiu a liderança, mas a perdeu após sofrer uma queda. Mesmo voltando para a pista, o piloto perdeu o contato com os primeiros. Nas voltas finais, Felipe Garcia tomou a liderança e seguiu com ela até cruzar a linha de chegada. Marciano Santin, que terminou em quinto, foi desclassificado após a organização descobrir irregularidades na moto durante a vistoria. Igor Calura, que terminara em sexto, ficou com o troféu.

500cc – Alecsandre Brieda, o Doca, iniciou a temporada 2005 com o pé direito. O piloto, atual campeão brasileiro, venceu a corrida. Murilo Colatreli conquistou a segunda colocação e Philippe Thiriet, que estreou na categoria vindo direto da 125 sem passar pela 250, acabou em terceiro. Doca largou na primeira colocação e a manteve quase de ponta a ponta. O piloto ficou uma volta e meia atrás de Murilo Colatreli nas voltas iniciais. Após assumir de novo a primeira posição, Doca apenas administrou a vitória.

Supersport e Sportlight – Na categoria Supersport, sinais de como promete ser emocionante a temporada. Com uma diferença de apenas 033 milésimos de segundo, o piloto Luiz Carlos Pinto, o Luizinho, de apenas 14 anos, conquistou a vitória. O resultado de Luiz pode ser considerado uma façanha. A Supersport é a categoria mais disputada e veloz do motovelocidade, com motos de 600 cilindradas. É considerada a categoria “top”. O segundo colocado foi Pablo Martins. Após treze segundos, Pierre Chofard cruzou a linha de chegada. Na categoria Sportlight, Marco Brunheroto foi o vencedor, seguido por Marcos Bomfim e Edivaldo de Moraes.

O tempo começava a fechar quando foi dada a largada das categorias Supersport e Sportlight. Mas isto não intimidou os pilotos. Nas primeiras voltas, Barata conseguiu a liderança, deixando o tricampeão brasileiro Gilson Scudeler para trás. Em seguida, Luizinho acelerou e assumiu a segunda colocação. Com um pneu furado, Scudeler abandonou a prova. A partir daí, começou uma emocionante disputa pela liderança, que terminou apenas na linha de chegada, quando Luizinho venceu por 033 miléssimos de segundo.

Resultados

125

1. Ana Lima – 32min16s917

2. Antonio Chiari – a 18s440

3. Murilo Henrique – a 25s886

4. Lucas Corsini – a 38s681

5. Eric Granado – a 45s583

250

1. Felipe Garcia – 31m10s650

2. Luiz Paulo – a 05s45

3. William Pontes – a 05s61

4. Devanir Lippi – a 05s90

5. Igor Calura – a 42s11

500

1. Alecsandre Brieda – 35m29s911

2. Murilo Colatreli a 05s30

3. Philippe Thiriet a 13s36

4. Thiago Del Bosco – 24s16

5. Gustavo Madureira a 24s397

Supersport

1. Luiz Carlos Pinto – 35m04s266

2. Pablo Martins a 00s03

3. Pierre Chofard a 13s04

Sportlight

1. Marco Brunheroto – 35m39

2. Marcos Bomfim a 08s91

3. Edivaldo de Moraes a 17s56

Calendário da temporada 2005

21 e 22 de maio – Cascavel (PR)

18 e 19 de junho – São Paulo (SP)

16 e 17 de julho – Brasília (DF)

20 e 21 de agosto – Campo Grande (MS)

17 e 18 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS)

22 e 23 de outubro – São Paulo (SP)

26 e 27 de novembro – Curitiba (PR)

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.