Gilson Scudeler e Luizinho chegam empatados ao MS

Um tem 37 anos, três títulos brasileiros e larga bagagem européia – competiu no exterior de 1992 a 2000. O outro é um adolescente que fará 15 anos sexta-feira (19) e, no ano passado, também já sentiu o gostinho de correr na Europa. Juntos, eles disputam curva a curva o título da categoria Supersport no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade 2005, que terá a quinta etapa em Campo Grande (MS), no Autódromo Internacional Orlando Moura, neste final de semana.

O experiente Gilson Scudeler e o jovem Luiz Carlos Pinto, o Luizinho, chegam à 5ª das 8 etapas da temporada em igualdade numérica na classificação. Ambos têm 70 pontos. O domínio é nítido. Só eles venceram até agora. Foram dois triunfos para cada um. A dúvida é: qual deles vai se dar melhor em Campo Grande.

“É uma pista peculiar, onde se costuma enfrentar temperaturas elevadíssimas. O calor diminui a potência das motos. É muito importante o ajuste do motor”, adianta Gilson.

“Já corri aqui uma vez, em 2003, quando disputava a 125cc. Então, para mim, não é uma pista desconhecida. É importante não gastar muito os pneus”, revela Luizinho. Ele não tem dúvidas sobre qual seria o presente de aniversário ideal de seus 15 anos, que serão completados na próxima sexta, dia 19 deste mês. “É difícil, mas quero vencer”.

Gilson não deixa por menos. “Aqui, muitos costumam ir bem. Vai ser uma luta, mas é claro que venho para buscar a vitória, que é muito importante neste momento do campeonato.”

500cc

Com dois primeiros e dois segundos lugares, o paulista Alecsandre de Grandi lidera as 500cc com 90 pontos, doze a mais que o conterrâneo Murilo Colatreli. O brasiliense Thiago Del Bosco assumiu a terceira posição, com 51 pontos. Dois pilotos de Minas Gerais completam a lista dos cinco melhores desta categoria: Mauro Laguna (37) e Philippe Braga Thiriet (32 pontos).

250cc

A categoria 250cc segue dominada por pilotos de Brasília. Dos oito primeiros colocados, quatro são do Distrito Federal: Felipe Garcia, líder com 83 pontos; Luiz Paulo Correia, segundo colocado com 67; Fellip Del Bosco, em sexto lugar (39); e William Pontes, o “Pamonha”, com 29 pontos na oitava posição. Os destaques ficam ainda por conta do paranaense Fábio Peasson (que está em terceiro lugar com 56 pontos), do gaúcho Marciano Santini (quinto lugar, 39 pontos) e dos paulistas Devanir Folheto (quarto colocado, 48 pontos) e Igor Calura (sétimo colocado, 33 pontos).

125cc

Na 125cc, que este ano acolhe mulheres de qualquer idade e garotos de até 17 anos, quem ainda pensa em conquistar o título da temporada terá de quebrar a hegemonia da líder Ana Lima (100 pontos e quatro vitórias) e do vice-líder Antonio Chiari Filho (60 pontos) – ambos de São Paulo. Ele chegou em segundo lugar nas etapas anteriores, realizadas na capital paulista (em março e junho) e em Cascavel (maio), mas foi desclassificado na etapa de julho, em Brasília.