Rafael Zenni faz cirurgia nos braços

O piloto Rafael Zenni (Schincariol/Honda), atual campeão paulista e vice-campeão brasileiro de motocross na categoria 125cc, sofreu uma cirurgia nesta quarta-feira, em São Paulo, para corrigir a hipertrofia muscular que o incomodou durante a temporada. Além de comprometer sua performance nas pistas, o problema deu muita dor de cabeça para a família, que fez várias consultas com profissionais, realizando uma série de exames, até comprovar a necessidade da cirurgia. A operação, que aconteceu no Hospital Salt Lake, demorou cerca de duas horas e foi considerada um sucesso pela equipe médica. O piloto sofreu três incisões em cada antebraço, para liberar a musculatura, e ficará quinze dias em repouso.

“Estava bastante nervoso com a situação. Além de sofrer com as dores, quando os braços travavam, ainda tive de fazer várias consultas, viajando em busca dos melhores médicos, até chegar a conclusão que a cirurgia era realmente necessária e segura. Isso atrapalhou um pouco a minha concentração, mas agora estou tranqüilo. Foi mais simples que imaginava”, disse Zenni, que precisou de anestesia geral. “O fato de praticar esporte, e ter um bom condicionamento físico, facilitou as coisas. Agora é aguardar pela recuperação, mas foi um pesadelo, sofremos muito durante a temporada”, afirma Dalmir Zenni, pai do piloto, que acompanhou a cirurgia.

Rafael ainda não sabe quando poderá treinar com a moto, mas já avisou que fará a fisioterapia com dedicação e força de vontade. “Vou fazer o possível para me recuperar rapidamente e, para isso, precisarei respeitar todas as sessões de fisioterapia”, reconhece o piloto. “O mais importante é que a agonia terminou. Meu objetivo é chegar 100% na temporada 2004, com condições de brigar pela vitória nas provas e os títulos no encerramento dos campeonatos. Será um novo Zenni”, brincou o jovem de Itú (SP), que corre com uma Honda CR 125.

Patrocinadores e apoios: Schincariol, Honda, Mobil, Pirelli, Alpinestars, Thor, WV, V-Force, CTi, Black Flys, Moto Endo e Bell.