Começa neste domingo (7) a disputa pelos títulos das quatro categorias do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Pelo menos 60 pilotos deverão ir à pista no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, para as provas das 125cc, das 250cc, das 500cc e da Supersport que vão compor a primeira das oito etapas da temporada. A expectativa geral é de disputas acirradas do começo ao fim de cada uma das provas.
Na Supersport, a categoria principal da competição, as maiores atenções estão voltadas à participação de Gilson Scudeler. O piloto paulista, que defende o Team Scud Vaz, vai dar início em Interlagos à campanha com que planeja chegar ao terceiro título consecutivo. “No ano passado as coisas foram bem complicadas, o título só foi decidido na última corrida, e eu não acho que vá ser diferente agora. A disputa vai ser muito forte, mesmo”, aposta.
O bicampeão reconhece não estar começando o campeonato com todo o esquema de competição fechado. “Nessa primeira etapa, vou correr com a mesma moto do ano passado, mas a partir da segunda pode ser que as coisas mudem um pouco. Também não fechei todas as cotas de patrocínio, ainda. A situação para essa primeira corrida não é a ideal, mas vou tentar fazer o melhor possível”, afirma Gilson, que tem apoio de Vaz, Arlen Ness e Shark.
Apesar de tantos contratempos, Scudeler tem uma motivação extra para buscar um bom resultado em Interlagos: dominou todas as provas que disputou no circuito paulista em 2003. Além de vencer as duas corridas válidas pelo Brasileiro, quarta e oitava etapas, também ganhou as três corridas que compuseram o Campeonato Paulista da categoria Força Livre. “De fato, me dou muito bem com a pista, e quero manter essa amizade com ela”, brinca.
A programação em Interlagos será aberta na sexta-feira (5), com treinos livres. No sábado (6), cada categoria terá duas sessões de treinos livres na parte da manhã e as tomadas de tempo classificatórias à tarde. No domingo, a manhã será reservada aos treinos de aquecimento. As provas terão largada às 12h, para a categoria 125cc, às 13h15, para a 250cc, às 14h30, para as 500cc, e às 15h45, para a Supersport, fechando a programação.
Depois da abertura em Interlagos, o Brasileiro de Motovelocidade passará por Cascavel (PR), em 18 de abril, Brasília (DF), em 16 de maio, Jacarepaguá (RJ), em 11 de julho, Campo Grande (MS), em 22 de agosto, Curitiba (PR), em 19 de setembro, e fecha a temporada mais uma vez em Interlagos, com a etapa final marcada para 7 de novembro. As oito etapas terão transmissão em VT pela ESPN Brasil e pela Bandsports, com uma semana de retardo.