Categoria: NASCAR
|
12 de outubro de 2003 19:58

Polêmica vitória de Newman no Kansas

A vitória de Ryan Newman (Dodge) na Banquet 400, neste final de semana no Kansas foi o início de uma grande polêmica na NASCAR Winton. Newman conseguiu completar as 117 milhas restantes da prova com somente um tanque de combustível, e gerou uma desconfiança em todas demais equipes. A vitória de Newman frustou os planos de Bill Elliott (Dodge) de conquistar seu oitavo triunfo na temporada, e não foi a primeira vez que o piloto vence de maneira miraculosa. Desde que Newman conseguiu vencer com este extraordinário baixo consumo na NASCAR, vários pilotos e equipes tem questionado a ligalidade da suas vitórias, sua sorte e principalmente o sistema de combustíveis de Newman.

Agora os sussuros passaram a brados irados, após o fim da prova do Kansas. Jeff Gordon declarou em alto e bom som, que Newman está fazendo alguma coisa, e bastante ilegal. ”Vou começar a comprar combustível no mesmo lugar que ele”, disse Tony Stewart.

Kevin Harvick foi ainda mais direto, e disse: ”Estou enojado; é impossível dar 15 votlas em combustível. Se ele consegue fazer isso, então não é um piloto, é um mago e vou dar-lhe os parabéns se mostrar como faz isso legalmente”.

Newman e seu chefe de equipe, Matt Borland, dizem que isso é fruto do árduo trabalho que fizeram, e que lhes permitiu extrair o máximo da potência com tão baixo consumo. Os dois negam categoricamente, que estejam fazendo alguma trapaça.

”Nós os vencemos, e isso irritou-os. Posso garantir que não fizemos nenhuma trapaça, e nem nunca fizemos”, falou Newman. Borland disse que Gordon (Jeff) também foi acusado de trapaceiro, quando venceu várias provas do campeonato anos atrás.

”Nós nunca fizemos trapaça, e nem nunca iremos fazer. Somente temos um carro muito melhor que o de qualquer outra equipe”, completou Borland. Ryan Newman venceu a Banquet 400 presented by ConAgra Foods, disputada no Kansas Speedway, em 3h17m34. Bill Elliot foi o segundo a 0s863 de Newman. Jeremy Mayfield (Dodge) completou o pódio.

Faltam agora seis provas para o final da temporada, e Matt Kenseth que foi o 36º nesta prova, segue na liderança do campeonato, com 259 pontos de vantagem sobre Kevin Harvick. Dale Earnhardt Jr., é o terceiro 325 atrás do líder. A próxima etapa da NASCAR Winston acontece dia 11/10 com a UAW-GM Quality 500, no Lowe’s Motor Speedway.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.