Winston: Christian comenta prova de Michigan

Depois de sua “estréia” como piloto titular da equipe Petty Enterprises, na temporada 2003 da Nascar Winston Cup, que aconteceu neste domingo (15) com a disputa das 400 Milhas de Michigan, o brasileiro Christian Fittipaldi treinará nessa semana no circuito oval de Daytona visando a 17a etapa do campeonato que acontece, em duas semanas, no famoso e traçado da Flórida.

Todavia, na quinta-feira, Christian segue para a Califórnia pois a partir de sexta-feira (20) ele já disputa a 16a etapa da Winston Cup que acontecerá na pista de Sears Point – Circuito Infineon Raceway. Essa é uma das poucas provas do calendário da Winston Cup que terá lugar num traçado misto (como as pistas da Fórmula 1) ao invés dos tradicionais circuitos ovais – marca registrada do automobilismo nos EUA.

Pegar o ritmo

Christian Fittipaldi foi efetivado como titular na equipe Petty na última terça-feira (10). O brasileiro, que já era contratado do time e estava sendo preparado para a temporada 2004, assumiu o volante do Dodge N# 43 no lugar do piloto norte-americano John Andretti que foi demitido. Christian disputará as 21 etapas restantes do campeonato 2003 – que termina em meados de novembro depois de 36 provas.

Nas 400 Milhas de Michigan, Fittipaldi largou da 36a colocação do grid e completou a prova em 35o lugar depois de 200 voltas. O piloto sofreu com a falta de treinos regulares com um carro da Nascar Winston Cup. Mesmo assim, Christian avaliou como positiva essa primeira prova como titular e acredita que estará no mesmo ritmo dos demais competidores em breve.

“Como resultado final, acho que não foi muito representativo por aquilo que podemos fazer”, comentou Christian sobre as 400 Milhas de Michigan. “Fiquei contente por ter terminado a prova, porém preciso me acostumar mais com esses tipos de carro e com a equipe, para que possa fazer acertos da maneira que gosto”, prosseguiu o brasileiro.

“Terça e quarta-feira (17 e 18/6) estarei testando em Daytona para a corrida que será realizada em duas semanas (Pepsi 400, dia 5/7). E na quinta-feira, dia 19, estarei indo para Sears Point , onde vamos correr em pista mista – 16a etapa da Winston Cup (Dodge/Save Mart 350, dia 22/6). Acho que não devo estar em tanta desvantagem por ser uma prova num circuito que estou acostumado a andar. Estarei correndo agora todo os finais de semana, o que ajuda a entrar no ritmo da categoria, e isso com certeza ira refletir no resultado final “, finalizou Fittipaldi.

Histórico

Christian Fittipaldi entrou para a história do automobilismo, no Brasil, como o primeiro piloto brasileiro a competir numa prova da Nascar – a bem sucedida e milionária categoria de Stock Car americana. Em novembro de 2001, Christian participou da etapa de Miami – na pista de Homestead – pela Busch Series, categoria imediatamente anterior à Winston Cup. Neste ano, confirmando o pioneirismo, Christian é o primeiro brasileiro (e também estrangeiro) a competir regularmente na baladala Winston Cup – que é justamente a categoria de elite da Nascar.

Fonte: RPMotors.com.br