Bubba Wallace se torna o segundo negro a vencer na divisão principal da Nascar

Bubba Wallace colocou seu nome na história da Nascar nesta segunda-feira (4), ao se tornar apenas o segundo piloto negro a vencer uma corrida na divisão principal da categoria americana. O piloto da 23XI foi declarado o ganhador da etapa de Talladega, após a chuva obrigar a direção de prova a encerrar a corrida na 118ª volta das 188 programadas.

A vitória de Wallace ocorreu 58 anos depois da primeira vez que um piloto negro foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada em uma corrida da Nascar. No dia 1º de dezembro de 1963, Wendell Scott foi o ganhador da Jacksonville 200, em um circuito de 400 metros de piso de terra. Porém, o piloto não foi declarado vencedor imediatamente, e só teve a vitória confirmada mais de duas horas após o término da corrida.

Scott nunca recebeu o troféu pela vitória, já que o prêmio acabou nas mãos de Buck Baker, o piloto, branco, que foi declarado vencedor em um primeiro momento. Apesar de algumas homenagens feitas a Wendell Scott, como a introdução ao Hall da Fama da Nascar, e a entrega de uma réplica de um troféu em madeira por parte da cidade de Jacksonville, a categoria demorou para entregar uma taça reconhecendo o triunfo do piloto.

A Nascar só dedicou um troféu para a família de Wendell Scott em agosto deste ano, em uma cerimônia realizada momentos antes da largada da Daytona 400. Naquela semana, o piloto, que morreu em 1990 vítima de um câncer, completaria cem anos de idade. O prêmio foi entregue a Warrick Scott, neto do ex-piloto.

Bubba Wallace já havia vencido corridas por divisões nacionais da Nascar, obtendo sua primeira vitória em 2013, na etapa de Martinsville da Truck Series, terceira divisão da categoria. O resultado desta segunda-feira em Talladega o coloca definitivamente no mesmo patamar de Wendell Scott, justamente na pista onde, um ano antes, sofreu um ataque racista. Na ocasião, um nó de forca foi encontrado no box do piloto.

Em resposta, no dia seguinte, pilotos e a Nascar apoiaram Wallace, caminhando ao lado do carro do então competidor da equipe de Richard Petty.