Chase Elliot crava a pole para a Daytona 500 na abertura da NASCAR

O piloto Chase Elliot conquistou sua segunda pole position consecutiva para a prova das 500 Milhas de Daytona. A corrida será a primeira da temporada 2017 da NASCAR que acontece no próximo domingo (26).

O treino classificatório começou com os superspeedways, haveria apenas um carro por vez na pista visando garantir a volta. Com 42 carros , os competidores teriam somente uma chance de encaixar a melhor volta cronometrada. Logo depois, os 12 melhores se classificam para a fase decisiva do treino. Os primeiros carros foram os mais lentos. Com Reed Sorenson o mais veloz dentre os cinco primeiros ao anotar o tempo, mas era evidente que sua briga não era pela pole position. O chamado “fundo do pelotão” estavam mais preocupada em poder se garantir no grid, onde dois dos 42 inscritos não largariam.

O primeiro carro competitivo na pista foi Austin Dillon, ao tirar a pole provisória das mãos de Matt Di Benedetto. Mas, Jamie McMurray quanto Danica Patrick desbancaram Dillon. Depois veio Martin Truex Jr. que meteu 0s2 nos concorrentes, tomando a liderança com facilidade. Parecia ser um tempo sensacional, mas Chase Elliott veio e levou a ponta. Kevin Harvick, poderia fazer algo, contudo só ficou em terceiro e ir para o Round 2.

Conforme o tempo passava, os mais rápidos surgiam na pista. Dale Earnhardt Jr de volta às pistas após meses afastado, conseqüência de batida que causou uma concussão, registrou o segundo tempo. Truex era o terceiro. Matt Kenseth logo subiu para quarto, com Denny Hamlin em quinto. Keselowski anotou o terceiro melhor tempo, o suficiente para avançar rumo ao Round 2. Os outros classificados eram: Clint Bowyer, Kyle Busch, Ryan Newman, Kasey Kahne, Kevin Harvick e Ty Dillon. No Round 2, a história foi bem diferente. Harvick que não encantou na primeira volta, tomou o primeiro posto. Kyle Busch não foi capaz de desbancar.

Mas um companheiro foi e quem diria, o recém-chegado Clint Bowyer assumiu a liderança com uma volta magistral. A ação do piloto foi tão boa que competidores como Kenseth, Truex e Hamlin não teve reação. Foi só Keselowski quem pôde fazer algo, levando a pole provisória. Isso até a Hendrick tomar a primeira fila num piscar de olhos.