Tarso Marques disputará oito etapas da temporada 2022 da Nascar Cup Series, a principal divisão nacional da categoria americana. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8) pela equipe Stange Racing, que colocará um Ford Mustang no grid, usando o número 79. A primeira corrida do brasileiro na Cup Series está marcada para o dia 3 de julho, na etapa de Road America, em Elkhart Lake.
A chegada da Stange Racing e de Marques à categoria acontece por conta de uma parceria com a empresa de segurança digital Dignity Gold, além do token DIGau. A estreia do brasileiro se dará, porém, na Nascar Truck Series, terceiro nível nacional da categoria americana, na etapa de Sonoma, marcada para 12 de junho.
“Com um piloto experiente como Tarso ao volante, estamos muito otimistas em competir na Nascar Cup Series este ano, e também em outras corridas em diferentes categorias que estão por vir. Estou ansioso para me juntar à Dignity e meu amigo Tarso nos programas de corrida, enquanto continuamos a construir uma equipe dos sonhos, liderando projetos emocionantes dentro e fora das pistas”, diz John Stange Jr., CEO da Stange Racing.
Marques tem 46 anos e disputou 24 GPs de Fórmula 1, sempre com a Minardi. O piloto também passou pela Indy e pela Stock Car, e será o primeiro brasileiro na Cup Series desde Nelsinho Piquet, que correu em Watkins Glen em 2014. O calendário do piloto na Nascar Cup Series contará com quatro corridas em circuitos mistos (Road América, Indianápolis, Watkins Glen e Charlotte), e outras quatro em ovais (Daytona, Las Vegas, Homestead e Phoenix).
Tarso Marques é o segundo brasileiro garantido em etapas de divisões nacionais da Nascar nesta temporada. Além do paranaense, Miguel Paludo fará três provas, todas em circuitos mistos, na Xfinity Series, segunda principal divisão da categoria.