Categoria: NASCAR
|
22 de fevereiro de 2016 21:47

Hamlin vence em bandeirada mais apertada da história da Daytona 500

Denny Hamlin dominou a prova inicial da NASCAR Sprint Cup de 2016, liderando 95 das 200 voltas, mas conquistou a sua primeira vitória na 500 apenas no fim depois de perder posições nas últimas paradas.

Indo para a última volta Hamlin era apenas quarto, mas ganhou posições quando o companheiro de equipe que era líder da corrida, Matt Kenseth, escapou.

Hamlin, com um empurrão de Kevin Harvick, em seguida, ultrapassa Truex na linha de chegada por apenas 0,011 segundos para vencer, terminando a seca de 23 anos da equipe Joe Gibbs Racing de vitórias na Daytona 500 e garantir a primeira vitória da Toyota na corrida histórica.

“Esta é uma vitória da equipe”, disse Hamlin. “Meus companheiros de equipe fizeram um trabalho incrível.

“Eu não sei de onde veio isso, eu não sei o que aconteceu, eu não sei mesmo o que eu fiz. Isto não teria sido possível sem que os Toyotas andassem juntos durante toda a prova longa.”

Truex, que começou na parte de trás do pelotão após um problema técnico na qualificação e um acidente nos duelos de qualificação, teve de se contentar com o segundo lugar, com o campeão da Sprint Cup de 2015, Kyle Busch em terceiro lugar, com os Toyota dominando os três primeiros lugares.

Kenseth liderou 40 voltas, mas cruzou a linha em 14º depois de escapar na última volta.

“Não fica muito pior do que isso”, disse ele. “Estamos aqui para tentar ganhar o Daytona 500 e não conseguimos.”
Kevin Harvick foi o quarto, seguido de Carl Edwards com um desgastado Toyota, Joey Logano – o melhor dos Fords Penske – e Kyle Larson. Regan Smith, Austin Dillon e Kurt Busch fechando o top 10.

O seis vezes campeão da Sprint Cup, Jimmie Johnson, liderou 18 voltas, mas terminou a corrida na 16ª posição após uma punição por uma infração no pitlane fez ele perder posições pois foi forçado a cumprir um drive-through sob bandeira verde.

O favorito antes da corrida, Dale Earnhardt Jr. liderou brevemente no início e estava correndo entre os cinco primeiros quando ele bateu com apenas 30 voltas para o fim da prova.

A corrida do pole position Chase Elliott foi resolvida logo no início após um giro pela grama que deixou-o com um carro muito danificado. O piloto de 20 anos voltou para a pista com a frente remendada, terminando 40 voltas atrás.

Matt DiBenedetto e Chris Buescher ambos foram eliminados em uma forte batida na curva 4. Greg Biffle correu fortemente no top 10 antes de uma falha do pneu direito traseiro o fazer perder posições. Biffle voltou para a pista, apenas para ser forçado a rodar por Danica Patrick quando os dois disputavam espaço no final da corrida.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.