NASCAR
|
21 de novembro de 2016 15:29

Jimmie Johnson é heptacampeão da Nascar após vencer em Homestead

Numa corrida repleta de acidentes e várias mudanças de posições ao longo das 268 voltas disputadas coube ao experiente e atual campeão Jimmie Johnson com o carro #48 sacramentar o título da Nascar Sprint Cup em 2016.

Confira como foi a grande decisão

A prova decisiva da Nascar no oval de Homestead, localizado na região de Miami que tinha quatro pilotos postulantes ao título da temporada com: Jimmie Johnson, Carl Edwards, Joey Logano e Kyle Busch na luta decisiva para saber quem de fato seria o grande campeão do ‘Chase’. A largada antes de seu início começou com uma bela homenagem para Tony Stewart que foi ovacionado pelo público presente, já que o piloto vai deixar a categoria no qual foi marcado na história diante de muitas vitórias e títulos competindo pela Sprint Cup. Assim que foi acionada a bandeira verde, o pole Kevin Harvick manteve-se em primeiro e com Brad Keselowski logo atrás em segundo. Já Jimmie Johnson entre os competidores na briga direta pelo título partiu da última colocação, por causa de uma punição e ele teria que fazer uma gloriosa corrida de recuperação onde aos poucos o carro número #48 estava escalando o pelotão e ganhando posições.

Já Carl Edwards era dentre o quarteto na luta do título que melhor estava posicionado no princípio da prova, em nono lugar. Logo Edwards já se apresentava na quinta colocação com carro #19 no complemento da volta 12 onde ganhou mais uma posição do grid ao superar Chase Elliot e ser o quarto. Carl como piloto de melhor ritmo da prova não demorou e foi para terceiro ao passar por Denny Hamlin. Somente Harvick e Keselowski seguiam na sua frente. Na volta 26, houve a primeira bandeira amarela no circuito quando Ryan Blaney bateu no muro e deixou detritos na pista. Os pilotos então aproveitaram o intervalo e foram aos boxes efetuar a mudança de pneus e reabastecer.

Após a parada dos pilotos, Hamlin errou ao se dirigir em direção ao boxes de sua equipe passou direto e só na volta seguinte ele entrou perdendo tempo e claro muitas posições. A luta então pelo primeiro posto ficou entre o candidato ao título Edwards e Harvick num grande e travado duelo. Depois de 50 voltas completadas, o panorama dentre os quatro competidores ao título era Edwards em segundo, com Logano logo atrás em terceiro, Busch em quarto e Johnson numa sensacional recuperação já era o quinto colocado. Todos os competidores do ‘Chase’ figuravam entre o pelotão principal e com as estratégias diferentes tentando surpreender na ousadia.

A segunda bandeira amarela veio na volta 80, onde Jeffey Earnhardt rodou na curva 4. Assim todos os pilotos resolveram ir aos boxes. Logano quem saiu melhor na tática de seu equipe ao passar por Harvick e ser o líder da prova com Edwards na cola em segundo. Kyle Busch o quarto e Jimmie Johnson atento na quinta posição. Após a relargada e depois de algumas voltas, Carl retornou para o primeiro lugar. Johnson neste instante perdeu terreno e foi superado por Kyle Larson. O próprio piloto ainda superou Busch e Harvick demonstrando estar em um bom ritmo de prova e não demorou muito ele assumiu a ponta ao ultrapassar Logano e Edwards. Nas voltas 119 e 120, mais uma janela de pitstop entre os competidores. Kyle então perdeu o primeiro posto nos boxes, mas em seguida pôde recuperar na pista. Contudo, na volta 136, Carl voltou para o primeiro superando Larson.

Kyle Busch teve o grande problema ao tocar no muro e assim perder pressão de seu carro e não demorou ele dirigiu-se ao boxes e depois de resolvido o reparo de seu carro ele só retornou em 21º lugar, com uma volta de atraso em relação aos lideres e tinha que recomeçar novamente sua escalada para chegar no pelotão principal da prova e não demorou lá estava o piloto novamente disposto em não perder a chance de ser campeão. No complemento da volta 155, houve mais um pitstop com Larson em primeiro, Edwards na segunda posição, Harvick com o terceiro posto, e Busch já na quarta colocação e Logano fechando a lista dos cinco primeiros colocados no momento.

O panorama seguia o mesmo para os cinco primeiros colocados, mas Busch era quem tinha os compostos mais desgastados que os outros pilotos. Pouco depois mais uma amarela agitada e todos os competidores foram trocar os pneus como reabastecer e claro Kyle Busch saiu no lucro também fazendo seu pitstop. Na relargada, Larson manteve-se em primeiro, mas a grande batalha real era entre Logano e Edwards na luta direta pelo título da temporada. Busch estava em quarto, enquanto Johnson ocupava a oitava colocação. Na volta 203, Carl então num lance de agilidade passou Logano e na segunda posição era o virtual campeão. Mas pintou nova bandeira amarela e todos os carros para mais um pitstop. Edwards foi o grande prejudicado ao cair de segundo para quinto. Na bandeira verde, Larson atento seguia firme em primeiro, com Kyle Busch passando por Joey Logano e ser o segundo colocado e com o posto momentâneo de campeão.

Carl Edwards era quem tinha melhor ritmo ao passar Harvick e alcançar Logano e não tomou conhecimento para superá-lo e ir a caça de Busch com quase dois segundos de vantagem. Edwards com arrojo passou Kyle e era agora o soberano ao título faltando 15 voltas para o término da prova. Porém, ocorreu um incidente que provocou a entrada do safety-car quando Dylan Lupton soltou óleo de seu carro e a amarela foi acionada. Entre os postulantes da disputa do título, o pior aconteceu com Busch que perdeu tempo na troca dos pneus e assim ele caiu para o sexto lugar. Na relargada houve uma enorme confusão quando Edwards largou mal e até fechou o espaço sobre Logano onde ambos colidiram e Carl bateu no muro e deu adeus ao título da Nascar e ainda acertou Keselowski e Truex Jr que teve seu carro pegando fogo após a batida. A bandeira vermelha foi acionada faltando 10 voltas.

Com 20 minutos de paralisação deu-se o reinicio da corrida na fase final e decisiva, Joey se dirigiu aos boxes e voltou em nono com pneus novos. Todavia, nada disso adiantou como estratégia. Isso porque Ricky Stenhouse Jr. bateu e pintou a última bandeira amarela e Logano com melhor trato com os pneus teve que reduzir o ritmo. Na última e crucial relargada, brilhou a estrela de Jimmie Johnson ao passar Larson e assumir a ponta para cruzar em primeiro e sacramentar seu sétimo título competindo pela Nascar Sprint Cup e torna-se um dos maiores nomes da categoria e entrando para história com muita festa guiando o carro #48 após 268 voltas no de Homestead, em Miami.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.