A etapa no oval de Talladega foi marcado pelo bom desempenho de Joey Logano que garantiu à vitória e avançou na disputa pelo título da temporada, já Martin Truex Jr. e Brad Keselowski tiveram problemas no motor de seus carros e deram adeus ao ‘Chase’ da Nascar Sprint Cup.
Saiba como foi a corrida
A largada teve seu início com o pole Martin Truex Jr mantendo-se na ponta e Brad Keselowski logo atrás na segunda posição. Não demorou muito e Brad no fim da terceira volta assumiu o primeiro lugar passando com audácia sobre Truex Jr. O pelotão principal ainda contava com Kurt Busch, Chase Elliott e Denny Hamlin formando os cinco primeiros colocados. Depois de algumas voltas, Keselowski seguia firme em primeiro e evitando que os adversários tomassem sua posição de honra ao abrir boa vantagem. Mas isso foi desfeito com Truex Jr apresentando boa condução e melhor rendimento na pista retornando para ponta, contudo o mesmo foi superado tanto por Brad, como também, Elliott e assim Martin ficou por um tempo em terceiro.
A disputa pela ponta ficou mesmo reservado entre os competidores Keselowski e Chase Elliott por muito tempo. Brad com melhor desempenho e controle esperou o melhor momento para superar de vez por Elliott e ainda poder colocar Ricky Stenhouse Jr. com o carro #17 no segundo lugar ao se aproveitar num momento de descuido por parte de Chase. No complemento da volta 38, a maioria dos carros se dirigiram aos boxes para troca de pneus e reabastecimento na primeira parada. Joey Logano teve um problema sério quando o macaco de seu carro ficou preso na parte traseira onde ocasionou em um pit extra perdendo muito tempo e ficando uma volta atrás dos líder.
Após a primeira parada dos carros, o panorama sofreu algumas alterações com Stenhouse Jr agora como novo líder da corrida seguido de perto por Keselowski e Elliott. No giro 41, o pole Truex Jr teve seu motor soltando muita fumaça e ele acabou abandonando a prova e também não figurar na fase seguinte do ‘Chase’ na luta direta pelo título do ano. Com o incidente de Martin ocasionou em bandeira amarela e a sorte fez presente para Joey Logano ao recuperar sua volta de atraso. Depois de algumas tempo veio a bandeira verde com Stenhouse Jr ao perder a ponta para Keselowski na relargada com Elliott aproveitando o vácuo e superar o piloto, assim como Ryan Blaney.
A prova sofreu novas mudanças no bloco principal, com Greg Biffle postando em segundo lugar e Jamie McMurray vinha logo atrás em terceiro. Elliott e Kurt Busch eram os cinco primeiros. Não demorou muito e houve novo líder na etapa de Talladega. Desta vez, era o próprio Biffle quem passou por Keselowski que aos poucos perdeu ritmo e até mesmo saiu do top-5 da corrida. Mas Brad astuto soube conduzir de maneira arrojada e recuperou a ponta. Na volta 80, aconteceu o segundo pitstop da corrida com Keselowski firme em primeiro, enquanto o segundo colocado era Blaney. Quando foram percorridas mais trinta voltas Ryan superou Brad e virou líder. Logo surgiu mais uma vez a bandeira amarela na pista por causa da batida envolvendo os pilotos Biffle, Jeffrey Earnhardt e Casey Mears – os três bateram seus carros no muro e deixou material de seu chassis soltos na pista e todos os demais pilotos foram aos boxes.
No momento do pitstop ocorreu mudanças na tabela de classificação. Denny Hamlin foi para primeiro e Kyle Larson só mudou dois pneus e passou a figurar em segundo. McMurray também aproveitou e já era o terceiro colocado. Na relargada, Hamlin manteve o primeiro lugar, mas não demorou muito e Keselowski recuperou a ponta da prova. Depois de um período sem muitas ações e alterações de posições houve mudanças na parte principal da tabela. O líder Brad Keselowski apresentou problemas de super aquecimento em seu carro e logo seu motor explodiu e ele abandonou a prova e acabou eliminado do ‘Chase’. A bandeira amarela foi acionada devido ao óleo deixado na pista pelo piloto do carro #2. Outra troca de pneus e reabastecimento e quem de fato soube aproveitar a sorte foi Logano assumindo o primeiro lugar.
Na relargada Joey abriu vantagem sobre os demais competidores, já Kevin Harvick e Blaney disputavam a segunda colocação. As disputas na parte final da prova eram boas e intensas, mas com Logano segurando firme sua primeira colocação. Faltando sete voltas para o fim, houve mais uma bandeira amarela devido ao furo de um pneu no carro de Kasey Kahne e isso levou no acidente de Jamie McMurray. O final era emocionante com Harvick buscando a todo modo passar por Logano, mas a manobra não funcionou e ele caiu de segundo para quarto e aconteceu a última bandeira amarela com a rodada de Alex Bowman sozinho na pista.
Já na relargada, Logano soube conduzir e defender firme o primeiro lugar sobre alguma ação por parte de Brian Scott que vinha logo atrás em segundo e após 192 voltas, Joey Logano venceu a etapa de Talladega e garantiu acesso na próxima fase do ‘Chase’. Scott acabou em segundo, Denny Hamlin foi o terceiro com Kurt Busch na quarta posição e Ricky Stenhouse fechando o top-5.
Agora somente oito pilotos estão na briga decisiva do ‘Chase’ que são: Kyle Busch, Kevin Harvick, Denny Hamlin, Jimmie Johnson, Joey Logano, Carl Edwards, Matt Kenseth e Kurt Busch.