A decisão da NASCAR no oval de Homestead apresentou grandes duelos entre os quatro pilotos postulantes ao título da temporada e a parte final foi emocionante quando Martin Truex Jr na ponta conseguiu segurar as investidas de Kyle Busch e poder cruzar a linha de chegada em primeiro, e assim ser o campeão 2017 da categoria.
A corrida apresentou boas disputas e principalmente envolvendo os quatro pilotos na luta direta pela taça de campeão. Martin Truex Jr com o carro #78, Kyle Busch #18, Kevin Harvick #4 e Brad Keselowski #2 tinham somente um objetivo em seus capacetes, chegar na frente para garantir a glória deste tradicional campeonato. Mas quem apareceu como intruso nesta luta direta pelo título e até mesmo venceu os dois primeiros segmentos da prova, foi Kyle Larson com seu carro #42.
A etapa final foi marcada por despedidas de Dale Earnhard Jr., que cruzou num modesto 25º lugar, e da bela Danica Patrick, que abandonou a prova na segunda parte da corrida no giro 139 e ficou entre os últimos colocados, em Homestead.
Na hora da verdade, na terceira parte decisiva do segmento e também pelo campeonato, o arrojo e a grande performance de Truex Jr., detentor de sete vitórias no ano, foi superior e fundamental diante das ações dos demais adversários na luta pelo título.
Desde a largada os quatro pilotos garantidos na grande decisão andaram quase sempre juntos e em ritmos bem parecidos dependendo do momento da prova. Brad Keselowski vinha muito rápido no início da etapa, mas ele terminou o primeiro segmento em segundo lugar, atrás de Kyle Larson. Na segunda parte, Brad perdeu força de seu carro e foi o quinto colocados, e recebeu a bandeirada somente em sétimo lugar na última parte e suas esperanças de ser o campeão não foram concretizadas. Já Kevin Harvick finalizou o primeiro segmento em quarto e o segundo em terceiro lugar. Ele então assumiu a segunda posição quando restavam 51 voltas para o final, após a penúltima parada dos boxes de Kyle Busch. Ele manteve-se depois do último pit stop geral, feito sob bandeira amarela.
No entanto, o piloto da equipe Stewart-Haas foi ultrapassado por Busch quando faltava somente 18 voltas do fim, e por Larson em seguida restando 16 voltas. Harvick acabou em quarto, também sem chances de brigar pela taça nas voltas finais. O maior rival de Truex Jr foi de fato Kyle Busch. O piloto da equipe Joe Gibbs tentou o chamado: “pulo do gato” com uma parada a menos no último segmento, mas quando iria aplicar esta tática perante o adversário sua estratégia caiu por terra devido com o acionamento de mais uma bandeira amarela, restando neste momento 40 voltas do final, causada justamente pelo irmão Kurt. Ele largou em quarto, mas passou por Joey Logano e Harvick.
Kyle Busch tentou descontar toda a diferença nas últimas voltas, contudo ele chegou 0s681 atrás de Truex Jr. Larson, vencedor de dois segmentos foi quem mais liderou a sequência de voltas de 141 das 267 em Homestead, ficando em terceiro. Martin Truex foi ousado na hora certa e, depois de ter largado em segundo, era discreto em boa parte dos dois segmentos. Na terceira parte com maior percurso ele soube aproveitar a troca de pneus e do reabastecimento ao assumir a ponta e assim poder controlar a vantagem necessária dos rivais, mesmo contando a forte aproximação de Busch nas voltas finais.
Truex Jr., valente e com postura digna de campeão, cruzou após 267 voltas para conquistar sua oitava vitória na temporada e claro sagrou-se o campeão da NASCAR Cup Series 2017 somando ao todo 5040 pontos. O vice-campeonato e o segundo lugar na prova ficaram com Kyle Busch obtendo 5035 pontos. Já Kevin Harvick terminou o ano em terceiro lugar no geral fazendo 5033, enquanto Brad Keselowski acabou em quarto lugar obtendo 5030 pontos ao finalizar em sétimo na corrida final.
A NASCAR Cup Series retorna em 2018, no dia 11 de fevereiro, em Daytona.