Nelson Piquet Jr. termina no pódio a primeira corrida da final mundial do Lamborghini Super Trofeo em Portugal

A final mundial do Lamborghini Super Trofeo começou muito bem para Nelson Piquet Jr. no desafiador Autódromo Internacional do Algarve, conhecido como a “montanha-russa portuguesa”. Além de marcar as poles positions para as duas corridas do fim de semana, o embaixador da Motul terminou a primeira prova, disputada neste sábado, na segunda posição à bordo do #130 da Ansa Motorsport, apenas 2s823 atrás dos vencedores, a dupla formada pelo italiano Loris Spinelli e pelo holandês Max Weering, que correu no #61 da Bonaldi Motorsport.

Na sexta-feira, o primeiro campeão mundial da Fórmula E havia terminado o campeonato norte-americano na sexta posição, com 76 pontos e duas vitórias, mesmo sem disputar duas etapas. Na corrida deste sábado, Piquet Jr. largou na pole e mais uma vez pulou bem na largada. Mas já começou a sofrer pressão de Loris Spinelli na segunda volta. A 39 minutos do fim, o italiano partiu para o ataque, colocou de lado e, no trecho final da pista, conseguiu uma bela ultrapassagem, por fora, para ganhar a primeira posição. O brasileiro se manteve em segundo até o pit stop obrigatório.

Por correr sozinho e não em dupla, Piquet Jr. precisa ficar um pouco mais de tempo no pit stop. Com isso, no retorno à pista, acabou caindo para a terceira posição, atrás do holandês Max Weering, dupla de Spinelli, e de Milan Teekens. O brasileiro empreendeu uma enorme pressão sobre o rival, que começou a errar bastante. Com isso, Teekens acabou punido por exagerar nos limites de pista, perdeu cinco segundos e a segunda posição para o brasileiro, que assegurou um lugar no pódio.

Na corrida deste domingo, Piquet Jr. larga em primeiro, enquanto a dupla formada por Max Weering e Loris Spinelli sai apenas em 15º, com o holandês ao volante no início da corrida. Teekens, terceiro colocado na final mundial do Lamborghini Super Trofeo, larga apenas na quinta posição. Weering tem 15 pontos na briga pelo título, contra 14 de Piquet Jr. e 10 de Teekens.

A final mundial do Lamborghini Super Trofeo, que é realizada em uma pista diferente a cada ano, está sendo realizada no Autódromo Internacional do Algarve, uma pista de 4.692 metros com sua construção terminada em outubro de 2008. O circuito já recebeu provas da GP2, do Mundial de Superbike, da European Le Mans Series e, mais recentemente, duas corridas da Fórmula 1 em 2020 e 2021, durante as restrições de viagens ocasionadas pela pandemia da Covid-19. Projetado pelo arquiteto português Ricardo Pina, é conhecido pelas suas diferenças de elevação e por suas curvas desafiadoras.

A final mundial do Lamborghini Super Trofeo terá sua segunda prova disputada neste domingo. As corridas serão transmitidas ao vivo pelo site oficial da IMSA.

O que ele disse:

“Terceira corrida aqui em Portugal e terceiro top3 para nós! Queria a vitória, mas ainda estamos pecando um pouco no ritmo de corrida. Precisamos acertar essa velocidade nas provas para brigar por mais vitórias e terminar o campeonato bem na última corrida de amanhã.”
Nelson Piquet Jr.

 

Programação:

Domingo, 6 de novembro:
10h35 – Corrida 2 (Super Trofeo Grand Finals)