No dia da última transmissão de Galvão Bueno, relembre narrações que poucos se lembram

Neste domingo (18), o mais bem sucedido narrador da história da TV brasileira encerrará sua trajetória em transmissões esportivas. Galvão Bueno será o responsável por transmitir pela TV Globo a decisão da Copa do Mundo do Catar, entre Argentina e França, que fará de uma das duas equipes tricampeã mundial de futebol.

Ao longo de uma enorme carreira, das quais passou por Gazeta, Band, Rede OM e Globo, Galvão teve inúmeras transmissões de momentos importantes do esporte, seja com vitórias e títulos brasileiros, seja em partidas envolvendo atletas ou seleções de outros países.

Nós, de F1Mania.net, lembramos aqui cinco momentos do esporte a motor que poucos se recordam, mas que contaram com a voz de Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno.

Título de Valentino Rossi na MotoGP
Todo mundo já ouviu ao menos uma narração de Galvão Bueno na F1. Mas o narrador já transmitiu a MotoGP. No início dos anos 2000, a Globo exibia a etapa brasileira do campeonato e, em 2002, no GP do Brasil disputado no extinto Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ), Galvão narrou a prova rendeu o título mundial daquele ano para Valentino Rossi.

Corrida do Milhão da Stock Car em 2019
Galvão Bueno narrou algumas corridas da Stock Car ao longo de sua carreira, mas ficou 15 anos afastado da categoria. A volta ocorreu na Corrida do Milhão de 2019, disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Na ocasião, Ricardo Maurício venceu a prova, após Lucas Di Grassi, convidado naquela ocasião, ser desclassificado por superar Ricardinho usando a área que separa a pista da entrada de box.

Título de Lewis Hamilton na F1 no Sportv
Antes de perder os direitos de transmissão da F1 para a Band, a Globo exibiu as corridas da categoria. Porém, no fim da “era Globo”, as provas na América do Norte eram exibidas pelo Sportv, já que a emissora aberta optava por exibir o Campeonato Brasileiro de Futebol. E isso ocorria mesmo em provas valendo título. Assim, Galvão ocupou o lugar de Sérgio Maurício e transmitiu pela primeira – e única vez – um GP de F1 no “canal campeão” em 2017, em que Lewis Hamilton sagrou-se tetracampeão do mundo nos México.

Primeira vitória de Nelson Piquet na F1 na Band
Poucos sabem, mas antes de a Band assumir as transmissões de F1 em 2021, o “canal do esporte” mostrou a temporada de 1980 da categoria. Por consequência, a primeira vitória de Nelson Piquet, obtida em Long Beach. Curiosamente, quem narrou aquela prova foi Galvão Bueno, então jovem e antes de migrar para a Globo.

Ayrton Senna na F3 Inglesa em 1983
Sim, a TV Globo levou Galvão Bueno e equipe para Silverstone, na Inglaterra, para transmitir a penúltima etapa da F3 Inglesa em 1983. Na ocasião, um jovem Ayrton Senna terminaria em segundo a corrida, vencida por Martin Brundle, seu rival na disputa pelo título. Por uma antecipação da largada, a prova foi exibida a partir da segunda volta. Curiosamente, a etapa de Truxton, que deu o título ao brasileiro, não teve transmissão.