O enorme acidente de ontem que causou a interrupção da sessão de qualificação da W Series, e fez com que duas pilotos tivessem que ser encaminhadas ao hospital, levou a novos pedidos de mudanças no circuito de Spa-Francorchamps.
Beitske Visser e Ayla Agren foram levadas para o hospital após o acidente que envolveu seis carros no topo da Raidillon. As duas foram posteriormente liberadas, mas a escala do acidente levantou preocupações sobre a natureza da área de escape na seção de alta velocidade da Eau Rouge e Raidillon.
Anthoine Hubert faleceu e Juan Manuel Correa ficou gravemente ferido em um acidente durante uma corrida de Fórmula 2 no mesmo local em 2019. Há poucas semanas, Jack Aitken sofreu ferimentos em um acidente também no mesmo local, nas 24 Horas de Spa, que envolvendo outros três pilotos.
“Tenho certeza de que todos entenderam o que precisa ser mudado”, disse Aitken. Após seu acidente, Callum Ilott, ex-rival de Aitken na F2, também pediu mudanças para a curva.
A F2 não está correndo no circuito este ano. No entanto, Guanyu Zhou, que está em segundo na classificação da categoria, também expressou sua preocupação sobre a curva após o acidente de ontem na W Series.
“A curva Eau Rouge em Spa precisa de uma mudança”, disse o piloto júnior da Alpine. “Não quero ir muito fundo nisso, mas quando todo final de semana de corrida vemos um grande acidente na mesma curva, não podemos simplesmente ignorar isso e seguir em frente.”
Pietro Fittipaldi, que fez duas participações na F1 no ano passado e quebrou as pernas em um acidente no mesmo local em 2018, disse: “Eles precisam fazer algo na Eau Rouge para torná-la mais segura.”
No ano passado, a gerência de Spa-Francorchamps anunciaram planos de gastar € 80 milhões em reformas. Entre as obras planejadas estão mudanças de áreas de escape em cinco curvas, incluindo a Raidillon, e a adição de caixas de brita.
Algumas críticas também se concentraram na posição e no ângulo das barreiras. Vários acidentes acontecem com a mesma dinâmica no local, com os pilotos batendo e parando na barreira no lado esquerdo, sendo atingidos por outros carros. Aitken atingiu a mesma barreira em seu acidente, deixando seu carro na linha de traçado, quando outros que o atingiram.
“Eles precisam mudar a barreira esquerda”, disse o ex-piloto da GP3 (agora F3) Sacha Fenestraz. “Isso ainda vai causar muitos acidentes mais dramáticos”. O ex-piloto de F3 Jake Hughes concordou, dizendo que os acidentes “acontecem com muita frequência na Eau Rouge para serem ignorados agora”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon