O Porsche 919 Hybrid Evo pilotado por Timo Bernhard bateu o recorde de volta de Nürburgring-Nordschleife, baixando o tempo de referência para 5:19.55 em torno do lendário circuito alemão apelidado de Green Hell – Inferno Verde.
O recorde anterior, em torno da pista de 20,8 km, foi realizado pelo lendário piloto falecido Stefan Bellof ao volante de um Porsche 956C. O tempo de volta de Bellof (6:11,13) foi incrível por si só, considerando que foi definido há 35 anos, em 1983.
No entanto, na última quinta-feira (28), Bernhard entrou no cockpit do 919 e fez uma volta soberba, atingindo 370 km/h na reta Döttinger Höhe, mas foi a velocidade nas 73 curvas, várias delas apertadas, que fez a diferença.
Para bater o recorde, a Porsche converteu o 919 – fabricado para as regras no campeonato de Enduro (WEC) – para uma versão completa e irrestrita no 919 Hybrid Evo.
Sem regulamentações limitando, a Porsche elevou a força ao máximo, entregando uma potência combinada de 1.160 cavalos de potência do seu motor a gasolina de quatro cilindros e seus motores elétricos.
A proeza impressionou até o chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, que comentou: “Eu falei com os caras esta manhã e eles disseram que é inacreditável, é como pilotar uma espaçonave ao redor da pista.
“Seria interessante colocar um carro de Fórmula 1 no Nordschleife e ver o que ele faz, mas é mais uma jogada do que uma ideia realista de que alguém vai financiar”, acrescentou o chefe da Mercedes.
Clay Reggazoni detém o recorde de volta da F1 em torno do Green Hell, sua melhor volta de (7:06.4) foi ao volante de uma Ferrari 312T, em 1975.
A pista foi usada pela última vez na F1 como o GP da Alemanha em 1976. O acidente quase fatal de Niki Lauda, naquele ano – pilotando uma Ferrari – pôs fim ao circuito na categoria.
Confira o On-board da volta recorde: