Iniciado em agosto, o Porsche GT3 Cup Light encerrará neste final de semana sua primeira temporada de existência. O paulista André Posses assegurou o título por antecipação e corre sem pressão em Interlagos. Elias Azevedo e Amilcar Collares disputam o vice-campeonato. Tanto o treino oficial quanto a corrida, a quarta da temporada, acontecerão no sábado.
A disputa pelo vice-campeonato será feita com calculadora nas mãos. Pelo regulamento, a classificação final do campeonato será apurada com o descarte do pior resultado de cada piloto. Com isso, Collares, quarto colocado no campeonato, precisa vencer a prova final e torcer para que Azevedo, vice-líder, termine no máximo em terceiro lugar. Eduardo Rocha Azevedo, terceiro colocado na pontuação, e Edu Guedes, quinto e com o mesmo número de pontos de Collares, tem resultados a descartar, o que elimina suas possibilidades de chegarem ao vice-campeonato.
Criada como opção para pilotos novatos ou fora de atividade, a categoria dos Porsche 911 GT3 Cup “996” mostrou-se tão atraente e competitiva quanto a dos “997”. Para isso, contribuiu a utilização da mesma “receita” vitoriosa aplicada desde a criação do Porsche GT3 Cup, em 2005: carros preparados em igualdade de condições, sem equipes particulares. Com isso, o piloto fica dispensado de preocupações com a manutenção do carro: todo esse trabalho fica a cargo dos organizadores do Porsche GT3 Cup. Entre as medidasa adotadas para diminuir custos, o Porsche GT3 Cup Light concentra sua programação oficial no sábado, dia em que são realizados o treino classificatório e a única corrida do final de semana (na divisão reservada aos “997”, são duas corridas no sábado e a definição do grid acontece na sexta-feira).