Por Victor D. Berto
De Curitiba
Mais rápida e mais barulhenta do que o evento principal (WTCC), a Porsche teve uma disputa no fim da prova de tirar o fôlego, que culminou com a vitória de ponta a ponta de Miguel Paludo, da primeira prova da temporada 2010 da Porsche GT3 Cup 997. Alex Barros, ex-piloto da MotoGP, foi o outro pivô da disputa. Barros, acabou a prova em terceiro, já que acabou sendo ultrapassado por Leonardo Burti.
Logo na largada, limpa para Paludo, Alex Barros conseguiu achar uma brecha e se colocar na segunda posição. Poucas curvas depois, Otávio Mesquita e Roberto Posses rodaram e causaram a primeira entrada do Safety Car na pista. Instantes antes da entrada do carro de segurança, Barros já pressionava Paludo pela liderança, mas acabou tendo que aliviar por conta da bandeira amarela.
Provavelmente por conta de um vazamento de óleo, diversos carros rodaram no ‘S’ após a volta da bandeira verde, como Lucas Molo e Guilherme Figueirôa.
Pouco depois, a roda de Ricardo Baptista desprendeu-se e o piloto virou passageiro, acertando a barreira de pneus, causando um novo Safety Car.
Durante o Safety Car, o carro de Molo teve um princípio de incêndio e o piloto foi obrigado a abandonar a prova. Com isso, a entrada do carro de segurança se estendeu por mais algumas voltas.
Quando a bandeira verde voltou à prova restavam poucas voltas, e foi na última delas que a bela disputa aconteceu: Alex Barros tentou ultrapassar Paludo, dividindo várias curvas. Barros acabou levando a pior e terminando a prova na terceira posição, pois acabou perdendo a sua posição para Burti, que tentou também ultrapassar Paludo, mas sem sucesso.
A chegada desta prova registrou uma bela e curiosa marca: os cinco primeiros colocados completaram a prova dentro de meio segundo.
Os 997 volta à pista a partir das 13h00.
Ao fim da programação da Porsche GT3 Cup será a vez do WTCC entrar na pista.