Semana decisiva para a Porsche Cup Brasil em 2024 com as finais dos campeonatos de corridas curtas e também de provas longas. O campeonato sprint terminou nesta quarta-feira (13) após a remarcação da segunda corrida da etapa final, anteriormente marcada para o final de semana do GP São Paulo de F1 e que não aconteceu devido à reestruturação da programação, forçada pela chuva forte que caiu em São Paulo no último dia 2. E no sábado (16), a corrida de 500 quilômetros (117 voltas ou 4h15) que definirá os campeões do Endurance Challenge de 2024.
Com a “divisão” da etapa final, os campeões sprint da Porsche Cup Brasil 2024 foram Marçal Müller, agora tricampeão na Carrera Cup, e Miguel Mairotti na Challenge. A corrida final da Carrera Cup foi vencida de ponta a ponta por Werner Neugebauer; na Challenge, a vitória ficou com a vice-campeã Antonella Bassani. A decisão de título desta quarta-feira marcou a corrida de número 500 da história da Porsche Cup Brasil.
Os pilotos, no entanto, terão mais uma oportunidade sobre o novo asfalto de Interlagos. O circuito de 4.309 metros foi completamente recapeado, o que já rendeu os frutos da maior aderência: a pole position de Werner Neugebauer, há cerca de dez dias, com 1min33s926, é o novo recorde da pista para a Porsche Cup. Neugebauer é, assim, o primeiro piloto a quebrar a barreira de 1min34s em Interlagos com um Porsche 911 GT3 992 equipado com discos de freio Fremax.
Fornecedora oficial da Porsche Cup Brasil desde 2008, a Fremax entrega discos de freio com tecnologias inovadoras a serviço do desempenho e da segurança. Um exemplo disso a Carbon+ (Carbon Plus), uma tecnologia única com elevado teor de carbono na composição do disco, o que garante uma performance única e superior a outros discos de freio. A adição do carbono cria uma estrutura chamada grafita, que auxilia na troca de calor e no resfriamento do conjunto após cada frenagem. Esta técnica utilizada na fabricação dos discos de freio evita o empenamento da peça, melhora o desempenho, a segurança e aumenta a durabilidade, garantindo uma vida útil mais longa ao sistema.
Junto da Carbon+, a Fremax oferece maior eficiência de frenagem à categoria por meio dos discos ‘slotados’: ranhuras projetadas para aprimorar o desempenho do sistema de frenagem, especialmente em situações de alta exigência, exatamente como na Porsche Cup Brasil. As ranhuras atuam na limpeza da superfície de fricção das pastilhas, eliminando detritos, resíduos e gases gerados durante o processo de frenagem.
Essa função de limpeza é crucial para garantir um contato eficaz entre pastilha e disco. Além disso, os discos slotados tendem a ser mais resistentes a trincas em comparação aos discos perfurados, uma vez que as ranhuras ajudam a dissipar tensões, diminuindo o risco de falhas. Por essas razões, eles são frequentemente preferidos por proprietários e entusiastas de veículos esportivos e superesportivos.
Para o sábado (16), no entanto, estão reservadas mais emoções em um show de estratégia e resistência: a corrida final do Porsche Endurance Challenge com 500 quilômetros de percurso – 117 voltas ou 4h15 -, a partir das 14 horas.
Na Carrera Cup, duas duplas empatadas na liderança: Werner Neugebauer/Rubens Barrichello e Marçal Müller/Enzo Elias, ambas com 147 pontos. Alceu Feldmann e Guilherme Salas vêm em terceiro com 98. Na Challenge, Sadak Leite e Fábio Carbone lideram a disputa com 147 pontos contra 117 de Alceu Feldmann Neto e Gabriel Casagrande. Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano ocupam a terceira posição com 100 pontos.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.