As temperaturas nos preparativos para a segunda etapa do campeonato de Endurance da Porsche Cup Brasil, registradas na tarde deste sábado (15) durante a sessão de classificação para a definição do grid de largada, deram uma amostra do que será enfrentar as 2h45min de prova previstas para este domingo (16). A corrida, de 300 quilômetros, tem largada às 12h45 com transmissão ao vivo por SporTV3 e YouTube oficial da categoria – a Band mostra largada, chegada e alguns flashes da prova durante a programação.
A pole position da etapa ficou nas mãos da dupla formada por Werner Neugebauer e Ricardo Zonta, a bordo do carro número 8. Nas corridas de Endurance, o tempo que define a posição do grid é formado pela média da melhor volta de cada piloto da dupla. Neugebauer marcou 1min23s400, enquanto Zonta fez 1min23s553. A média entre os tempos foi de 1min23s476, a melhor entre os 22 carros da Carrera Cup no grid – na prova, tanto os carros da Carrera como da Challenge correm juntos.
Em segundo no grid ficou a dupla Christian Hahn e Diego Nunes, com uma média 0s116 pior que a dos autores da pole; Alceu Feldmann e Guilherme Salas, vencedores da etapa que abriu o campeonato na Argentina, largam em terceiro, com Nelson Monteiro/Alan Hellmeister e Lucas Salles/Rafael Suzuki fechando os cinco primeiros.
Com 34ºC no momento em que a pista foi liberada, o asfalto marcava 50ºC, exigindo mais que o normal de componentes dos Porsche 992 como motor, câmbio, e especialmente pneus e freios. E a previsão climática para o domingo, especialmente no horário da largada (12h45), é de muito calor: 35ºC, segundo o portal Climatempo.
A Fremax, fornecedora oficial da Porsche Cup Brasil, aponta que os discos de freio entregues à categoria são capazes de suportar temperaturas superiores a 700 graus por períodos prolongados. Apesar de ser um calor acima do normal para o uso otimizado do material, a temperatura mais alta não chega a comprometer o desempenho, tampouco a segurança do material de atrito.