A etapa mais importante do ano para a Porsche Cup C6 Bank, a preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, terá uma decisão quente na Sprint Challenge. Nada menos que cinco pilotos chegam com chances de título ao sexto encontro de sprint, as corridas curtas, de 2024: Miguel Mariotti, Antonella Bassani, Célio Brasil, Gerson Campos e Sebá Malucelli.
Com o maior público do ano do campeonato, a Sprint Challenge terá um grid de 22 carros dentro da categoria dos carros de corrida mais produzidos no planeta. No ano passado, nada menos que 265 mil pessoas lotaram as arquibancadas nos três dias do GP de São Paulo. A previsão para 2024 é de números ainda maiores. A preliminar da F1 está presente no calendário desde a temporada de criação, em 2005. De lá para cá, apenas em 2020 não foi realizada por conta da pandemia da Covid-19. 2024 marca o 19º ano que ela será evento-suporte da corrida mais importante do Brasil.
E a Sprint Challenge terá um duelo de jovens pelo título deste ano. De um lado, Miguel Mariotti, de 26 anos, em busca de uma conquista inédita. De outro, Antonella Bassani, de 18 anos, atual campeã da categoria, querendo o bicampeonato. Mariotti tem 199 pontos marcados, quatro a mais que Antonella. Além deles, Célio Brasil, com 173; Gerson Campos, com 149; e Sebá Malucelli, com 146, têm chances matemáticas de levantar a taça. Estarão em disputa 56 pontos e os dois piores resultados de cada piloto na temporada 2024 serão descartados ao término da etapa, no domingo.
Na Sprint Challenge Sport, três pilotos disputam a conquista na subcategoria, com 36 pontos em disputa. Célio Brasil é o líder, com 112, seguido por Sebá Malucelli, com 97. Ambos também são postulantes ao título no geral. Caio Chaves, campeão por antecipação da Sprint Challenge Rookie após os resultados da penúltima etapa do ano, também no autódromo de Interlagos, é o outro candidato, com 81.
Vale lembrar que o fim de semana da preliminar da Fórmula 1 tem algumas mudanças esportivas. A mais importante delas é que o lastro de sucesso não será utilizado. Além disso, por causa da programação da F1, apenas uma sessão classificatória será disputada para cada categoria. As duas melhores voltas de cada piloto serão usadas para determinar o grid nas corridas de sábado e de domingo.
As atividades oficiais da etapa têm início na tarde de sexta-feira, com os treinos livres da Carrera Cup e da Sprint Challenge. Na manhã de sábado, a pista é aberta para os qualis das duas categorias, que disputam suas primeiras baterias às 12h30 (Challenge) e 13h35 (Carrera). No domingo, as corridas derradeiras acontecem a partir de 8h45, com a Sprint Challenge abrindo os trabalhos e com a Carrera Cup na sequência.
A sexta etapa da categoria tem transmissão das mídias sociais da categoria e da Bandplay desde o quali. A Band mostra as corridas ao vivo no fim de semana. O sportv 3 exibe as provas em horário alternativo na segunda-feira.