Alceu Feldmann confirma participação no Trofeo Linea

Apenas três dias de descanso. É o que terá o piloto Alceu Feldmann antes de sentar pela primeira vez no carro que usará na temporada de estréia do Trofeo Linea, categoria na qual competirá em paralelo com a Stock Car, que ele disputa desde 2000.

Feldmann terminou a corrida de Stock Car disputada no último domingo (23) no Autódromo de Jacarepaguá (RJ) na zona de pontos. “Foi uma prova cansativa, devido ao calor e ao desgaste excessivo dos pneus. Depois dos problemas que enfrentamos no treino classificatório, o 15º lugar foi uma vitória”, lembra o piloto.

Mas antes de pensar na próxima etapa da Stock Car, marcada para o dia 6 de junho na pista de rua de Ribeirão Preto (SP), ele foca na nova competição. Nesta quinta-feira (27) acontecem os primeiros treinos coletivos do Trofeo Linea e Feldmann volta à pista carioca – desta vez para acelerar o Fiat número 10 da Full Time Sports, que também vai preparar o carro de André Bragantini Júnior.

Dez anos depois de seu último título com carros de tração dianteira (foi Campeão Paranaense de Velocidade no Asfalto em 2000), Alceu terá a chance de guiar novamente um carro com essa configuração. Além deste, o paranaense tem outros seis títulos regionais em pistas de terra e asfalto e o vice-campeonato de GT3, em 2007.

Feldmann sempre gostou de carros com tração dianteira e está ansioso para começar a acelerar: “o Trofeo Linea tem tudo para dar certo. Será uma competição equilibrada, com disputas o tempo todo”, prevê.

A categoria apadrinhada por Felipe Massa estreia neste fim de semana (29 e 30 de maio), no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, cercada de grande expectativa. Pilotos de renome na Stock Car, como Cacá e Popó Bueno, Ricardo Maurício, Giuliano Losacco e o próprio Feldmann, dividirão as curvas com pilotos oriundos de outras categorias, como José Córdova, José Vitte e os irmãos Fernando e Leonardo Nienkötter.

Serão mais de 20 carros no grid já na primeira das seis etapas, disputadas em formato de rodada dupla. Outro atrativo é a inversão do grid entre os oito primeiros colocados na primeira bateria. Assim, quem chegar na oitava posição na prova de abertura largará na pole position na segunda corrida do fim de semana. Tudo para garantir mais emoção ao público, que já pode retirar os ingressos nas concessionárias Fiat e Honda Motos e nos postos Shell credenciados.

Além de ter um motor menos potente, o carro utilizado pelos competidores é quase idêntico a um Linea de rua. “Foram feitas apenas algumas adaptações de suspensão, motor e equipamentos de segurança, além da utilização de pneus slick”, destaca Maurício Ferreira, chefe da equipe Full Time.

Os modelos possuem motor Turbo 1.4 de 16 válvulas, com 210 cavalos de potência e movidos a álcool. Têm câmbio seqüencial de seis marchas e chegam a 230 km/h.