Fórmula Future: depois da festa, Alfaya já pensa na próxima

O gaúcho Francisco Alfaya tem apenas 17 anos e já começou a mostrar serviço no automobilismo brasileiro. No último final de semana no Rio de Janeiro, na rodada dupla inaugural da Fórmula Future Fiat, categoria-escola apadrinhada por Felipe Massa e que integra a programação do Racing Festival, Alfaya venceu logo em sua estreia com monoposto. Na segunda bateria, o gaúcho chegou em sexto lugar e por isso deixou a Cidade Maravilhosa liderando a corrida rumo à vaga na Academia de Pilotos da Ferrari em 2011 e a uma temporada paga na Fórmula Abarth Italiana.

Natural da pequena cidade de Tapes, às margens da Lagoa dos Patos, uma das belas paisagens do Rio Grande do Sul, Fran Alfaya, “ou Chico, como o pessoal também me conhece”, viajou mais de 1.500 km até o Rio de Janeiro. Em seu motorhome, apenas a mãe (Katiane) e o pai (Miguel) presenciaram a ansiedade de Fran, que depois de terminar o terceiro colegial passou a se dedicar apenas às corridas. “Temos uma oficina nos fundos de casa e passo o tempo lá trabalhando quando não estou correndo. Tenho um Fórmula Ford e tem sempre alguma coisa para ajustar”, diz.

Antes de voltar para a casa e enfrentar muitas horas de estrada, Alfaya deu uma passada na Praia da Barra da Tijuca, no Rio, para “não perder a viagem.” Foram quase dois dias de viagem até Tapes, onde foi recebido pelos familiares e amigos. “A cidade aqui é bem pequena (quase 17 mil habitantes), então todo mundo me conhece. Meus avós e alguns amigos colocaram uma faixa me dando os parabéns pelo resultado e fiquei muito orgulhoso. Quem me conhece sabe o trabalho que tivemos para conseguir competir na Fórmula Future. Já estou pensando na próxima rodada, porque quero manter a regularidade para ganhar o título no final.”

À noite, após sua chegada nesta terça-feira, jantou com a família e foi curtir uma boa noite de sono. Hoje, pôde enfim saber um pouco do que aconteceu nos últimos dias. “Fui dar uma conferida nas notícias, saber o que aconteceu no mundo, porque a gente passou vários dias intensos de trabalho lá no Rio. Vi televisão, assisti um pouco ao jogo do Brasil contra o Zimbábue…”, conta o torcedor do Internacional, mas que não é tão fanático por futebol. “Até vou ao estádio quando dá para ver o Colorado, mas não sou daqueles que sabe tudo.”

Ainda essa semana, Alfaya deve ir até a rádio local falar da experiência na primeira rodada da categoria idealizada por Massa. “A rádio daqui narrou a corrida, acompanhou tudo o que aconteceu lá no Rio. As pessoas vieram falar comigo, me dar força para as próximas… Isso é muito gostoso de escutar”, explica o garoto tímido, que dispensou a carreata organizada pelos amigos na sua chegada. “O Francisco é um menino extremamente simples, discreto, não é só eu que falo, mas todos que convivem com ele”, diz a mãe Katiane. “Vou manter os pés no chão e manter o foco na Fórmula Future”, avisa o filho.

Na classificação do campeonato, Alfaya lidera com 24 pontos, o mesmo número do paulista João Jardim. No critério de desempate, o gaúcho leva a melhor por conta da vitória e do sexto lugar no Rio, enquanto Jardim acumulou um segundo e um terceiro lugares na rodada dupla carioca. Uma ultrapassagem foi crucial para Alfaya. “Na segunda bateria, eu ganhei o sexto lugar nas últimas voltas, e foi importantíssimo para sair do Rio de Janeiro na liderança.”