Trofeo Linea: segurança não assusta Losacco em Londrina

Sempre às voltas com a questão da segurança, conseqüência das reduzidas áreas de escape ao longo do traçado de pouco mais de 3.000 m de comprimento, o circuito de Londrina não é capaz de assustar o paulista Giuliano Losacco. Pelo contrário: o bicampeão da Stock Car reencontrará neste final de semana, na segunda rodada dupla do Trofeo Linea, um palco onde se sente completamente à vontade. Afinal, soma duas vitórias na pista – conquistadas na campanha que o levou ao primeiro título em 2004. “Se formos pensar, Ribeirão Preto, onde a Stock Car correu recentemente, não tinha para onde escapar, era muro. Em Londrina tem bem mais espaço que em Ribeirão ou Salvador”, garante o piloto da Pater Racing, companheiro de equipe do mineiro Clemente Faria Jr.

O Trofeo Linea – a série de turismo que integra o Racing Festival ao lado da Fórmula Future Fiat (monopostos) e 600 Hornet (motos) – estreou no Rio de Janeiro no fim de maio. Com o recesso de mais de um mês provocado pela Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, a equipe pôde enfim conhecer melhor os modelos equipado com o motor turbo FPT 1.4, de 16 válvulas e 210 cavalos de potência. “É sempre bom ter tempo para o pessoal trabalhar no carro”, observa Losacco. “Só essa relação mesmo pode aumentar o conhecimento do modelo”, acrescenta.

Losacco deixou o Rio de Janeiro com cinco pontos e a décima posição na classificação geral. “As duas primeiras corridas serviram para a gente entender várias coisas no carro, e agora depois dessa pausa acho que vamos melhorar ainda mais”, prevê. Clemente Faria estreou em carros de turismo no Rio, mas não chegou a pontuar. Cauteloso, o campeão da Fórmula 3 Sul-Americana em 2007 pretende evoluir a cada etapa. “Ainda é tudo diferente para mim, mas quero melhorar em Londrina, porque o campeonato é equilibrado. Só tem fera experiente”, analisa, citando como principais nomes Cacá Bueno, Ricardo Maurício, Antonio Jorge Neto e Thiago Camilo, além do parceiro Losacco.

A programação da segunda rodada do Trofeo Linea em Londrina será aberta na sexta-feira com uma sessão de treino extra (11h10 às 11h40) e uma de treino livre (14h50 às 15h50). No sábado, os carros entrarão na pista para o último ensaio (10h20 às 11h20) antes da tomada de tempos marcada para 15h20. Os seis melhores do Q1 disputarão o top qualifying, a partir das 16h. Domingo, a terceira etapa do Trofeo Linea começará às 11h40 e a quarta terá largada às 15h50.