João Jardim contou com a quebra do pole position Francisco Alfaya e ganhou hoje no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), a terceira etapa da Fórmula Future Fiat. O sorocabano de 17 anos largou em segundo, assumiu a ponta faltando pouco mais de cinco voltas para o final, se defendeu dos ataques do carioca Nicolas Costa e ganhou pela primeira vez na categoria-escola apadrinhada por Felipe Massa, o piloto brasileiro da Ferrari na Fórmula 1. “Estou muito contente, muito mesmo, não aguentava mais de ansiedade. Essa vitória foi muito, muito difícil mesmo”, falou Jardim, emocionado, logo após a cerimônia de premiação. Costa chegou em segundo e o potiguar Johilton Pavlak, em terceiro.
A prova foi movimentada. Assim que o diretor de prova Sergio Berti autorizou a largada, o pole position Felipes Apezzatto ficou parado no grid. Um problema na embreagem tirou a chance do paulista brigar pela vitória. Melhor para Alfaya que pulou na ponta e foi abrindo para João Jardim a cada volta. Depois que caiu para as últimas posições, Apezzatto parou nos boxes e só voltou no final da prova para marcar a melhor volta (1min21s227). E foi também a embreagem que traiu Alfaya na corrida na qual a vitória parecia fácil e ele começou a perder rendimento. “Quebrou o cabo da embreagem, desfiou. Não conseguia reduzir. Chato é que foi trocado ontem isso, mas corridas são assim mesmo”, disse o gaúcho que chegou a Londrina na liderança da classificação da Fórmula Future Fiat.
Nicolas Costa, o segundo colocado na 3ª etapa, foi outro que teve trabalho para ir ao pódio. Ele enfrentou problemas com a pressão de óleo do motor e tem certeza que poderia ter feito melhor. “O carro estava saindo muito de frente, e foi piorando, piorando… E além disso tudo a pista não tem pontos de ultrapassagens e no final já não queria arriscar atacar o Jardim e perder pontos importantes, porque queria muito sair daqui como líder”, falou o carioca.
O destaque da prova foi o potiguar Johilton Pavlak. Após largar em sexto lugar, ele aproveitou os problemas dos adversários, pilotou com regularidade e marcou o pódio. “Tive problemas no treino de classificação, mas fiz uma largada excelente, ainda mais porque não treinei de carro depois do Rio de Janeiro. Também estou me familiarizando com o equipamento, ganhando confiança e espero ir ainda melhor na segunda corrida de hoje”, explicou Johilton. Vini Alvarenga, outro que não treinou, terminou em quinto depois de ter saído em sétimo lugar.
A segunda bateria da rodada dupla da Fórmula Future Fiat em Londrina será às 15h50, com transmissão ao vivo do canal SporTV e na internet pelo RaceTV (www.racetv.com.br).
O resultado da prova (sujeito à verificação técnica e desportiva)
1 – João Jardim, 26min10s737
2 – Nicolas Costa, a 0s703
3 – Johilton Pavlak, a 10s881
4 – John Louis, a 19s846
5 – Vini Alvarenga, a 28s244
6 – Francisco Alfaya, a 41s831
7 – Rafel Azrak, a 1min17s644
Não classificados:
Lucas Colombo Russell
Felipes Apezzatto
Melhor volta: Felipes Apezzatto, 1min21s227, média de 139,387 km/h