A equipe Fittipaldi (Iveco Capital / Banco Fidis / Rede Pit Stop) sai de Londrina com um saldo positivo após sua estreia no Trofeo Linea. Depois de terminar em nono lugar e pontuar na 1ª bateria deste domingo (25), Christian Fittipaldi conquistou o terceiro lugar e subiu ao pódio na 2ª prova do dia. A volta da parceria com o pai, Wilsinho, que é diretor geral da equipe, não poderia ter sido melhor.
Os vencedores da etapa paranaense foram Cesinha Bonilha (1ª bateria) e Serafin Jr. (2ª). Rodrigo Navarro, companheiro de Christian e também estreante, terminou em 14º e 13º lugares, respectivamente.
Apesar de ter perdido a etapa de abertura, realizada no Rio de Janeiro, e ter montado os carros praticamente na véspera da rodada de Londrina, a equipe Fittipaldi conseguiu mostrar uma ótima adaptação à nova categoria do turismo nacional. Christian chegou a liderar um dos treinos livres e também registrou a volta mais rápida da primeira corrida.
O resultado poderia ter sido ainda melhor, mas o piloto acabou punido e perdeu o quarto lugar no grid da 1ª bateria, sendo obrigado a largar entre os últimos. Após vistoria técnica, a cambagem de seu carro e de outros dois competidores foi considerada fora do regulamento. De acordo com Wilson Fittipaldi, a cambagem estava dentro do regulamento, mas durante o treino, o carro foi “dando mais cambagem” e não se sabe a origem deste problema técnico. A peça inclusive será trocada para a próxima etapa. “O carro do Christian estava com a cambagem um milímetro acima do aceitável ao final do treino”, contou Wilsinho, lembrando que o fato não deu ganho algum de performance para o piloto.
Christian ficou feliz com o pódio e a evolução da equipe neste final de semana. “Foi muito bom. Larguei em último na 1ª bateria, mas fiz uma corrida limpa, sem me envolver em acidentes e terminei em nono. Na 2ª bateria, larguei muito bem, passei dois ou três carros, depois ganhei mais algumas posições e, no final, também tive sorte com a batida de dois pilotos que estavam a minha frente e consegui chegar em terceiro. Estou contente, porque deu para salvar o fato de ter largado em último com este pódio na segunda corrida. Mas, foi um final de semana em que mostramos uma performance sólida, não tivemos problemas, o que nos deixa muito animados para as corridas de São Paulo”, afirmou Christian.
Wilsinho também comemorou o “reencontro” com o pódio ao lado do filho. Há mais de 20 anos, ele não “comandava” uma equipe do piloto. No início da carreira de Christian, a “dupla” conquistou titulos e vitórias no kart, F-Ford, F-3 e F-3000.
“O resultado foi ótimo, principalmente na segunda corrida. Acredito que se não tivéssemos sofrido a punição na 1ª bateria, o Christian teria chances de brigar pela vitória. Mas foi muito bom já ter conseguido esses resultados na primeira etapa da equipe no campeonato. O Christian não conhecia o carro até sexta-feira, a equipe também, então acredito que nos adaptamos muito bem”, finalizou Wilsinho.
Apesar de não ter pontuado, Navarro ficou satisfeito com a performance de seu carro, especialmente na segunda prova. “O carro estava bem competitivo na 2ª bateria, rápido e constante o tempo todo, virando muito próximo dos ponteiros. Os carros são muito iguais no Trofeo Linea, muito parecidos e, apesar de não ter conseguido ganhar muitas posições, pude acompanhar o pelotão, andar junto o tempo todo, mostrando que a equipe é competitiva e competente. Agora vamos para São Paulo, minha casa, onde espero andar bem e pontuar”, declarou o piloto, que também disputa a temporada da Copa Montana e tem entre suas conquistas o título Brasileiro de Marcas de 2004.
A 3ª etapa (rodada dupla) do Trofeo Linea acontecerá no dia 22 de agosto, em Interlagos, São Paulo.