O sorocabano João Jardim marcou sua primeira pole position na Fórmula Future Fiat no treino classificatório para a sétima etapa no Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais. O piloto de 17 anos, em sua primeira temporada nos monopostos, saiu do carro emocionado com o feito. “Nossa, nem acredito que consegui a minha primeira pole, a segunda da minha carreira. A outra foi no kart. Estou muito contente porque acredito no meu potencial e tenho treinado muito para ser campeão. A volta saiu linda”, comemorou, depois de estabelecer o tempo de 1min25s269 contra 1min25s329 do paulista Felipes Apezzatto. “Foi o treino mais equilibrado do ano com certeza”, completou.
Felipes Apezzatto fechou a primeira fila após um excelente treino. Ele enfrentou dificuldades durante o fim de semana com a chuva e com o carro. “Tive também um problema com a bateria e isso prejudicou um pouco o meu trabalho para pegar a mão da pista. Mas o tempo seco hoje ajudou e vim evoluindo desde cedo. A diferença foi mínima para o Jardim. Estou bem satisfeito”, declarou Apezzatto, que já largou na pole position na segunda bateria em Londrina, na segunda rodada dupla do Racing Festival.
Terceiro no treino de classificação com 1min25s374, o gaúcho Francisco Alfaya gostou do comportamento do seu carro com pneus novos. Porém, um erro na volta mais importante acabou com as chances de brigar pela pole. Ele estava em quarto e assumiu a terceira posição a poucos minutos do fim. “Sinceramente, eu acho que a minha volta poderia ser melhor. Eu peguei tráfego na volta boa do pneu, por isso”, explicou. “Para a corrida, acredito que devo ir melhor. Quando analisamos o volta-a-volta eu tenho tido um bom desempenho.”
Constância também será a palavra de ordem para Vini Alvarenga nas duas corridas de amanhã. Com o quarto tempo na classificação (1min25s408), o paulista demonstrou certa chateação, mas disse estar tranquilo. “Vim melhorando sempre com a pista seca, mas acho que hoje errei na calibragem. O tempo veio na quarta, quinta volta, mas depois não consegui mais tirar proveito dos pneus. O que me dá esperanças é que no batidão eu tenho sido bem regular, virando tempos bem próximos. Amanhã eu vou para cima logo no começo”, contou.
Nicolas Costa, o carioca líder da Fórmula Future Fiat, não fez um bom treino, apesar de ter ficado muito próximo do tempo do pole. Ele havia sido o mais rápido no primeiro ensaio livre pela manhã, mas não conseguiu repetir o desempenho no qualifying (1min25s473). Na classificação, ele lidera com 74 pontos e uma vitória. João Jardim, que também venceu uma vez, está seis pontos atrás. Francisco Alfaya é o terceiro (61) e Johilton Pavlak aparece em quarto (59).
Amanhã, a sétima etapa da Fórmula Future Fiat começa às 9h30, com transmissão ao vivo no canal SporTV e na Internet quem mostra a prova é a RaceTV (www.racetv.com.br). A segunda bateria do final de semana terá largada às 13h15, também ao vivo na RaceTV.
1º – João Jardim – 1min25s269
2º – Felipes Apezzatto – 1min25s329
3º – Francisco Alfaya – 1min25s374
4º – Vini Alvarenga – 1min25s408
5º – Nicolas Costa – 1min25s473
6º – Johilton Pavlak – 1min25s635
7º – Rafael Azrak – 1min26s371
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.