João Jardim não deu chances aos adversários e venceu de ponta a ponta a sétima etapa da Fórmula Future Fiat no Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais. O jovem sorocabano largou na pole, fez uma corrida pensando no campeonato e assumiu a liderança da classificação na briga pela vaga na Academia de Pilotos da Ferrari em 2011. “Foi difícil, porque a pista estava molhada em alguns pontos e no início eu tive de ser cauteloso. Quando os pneus esquentaram, eu pude andar rápido. Estou muito contente”, disse o garoto de 17 anos. Em segundo, recebeu a bandeirada o gaúcho Francisco Alfaya, seguido pelo potiguar Johilton Pavlak, vencedor do duelo particular com o paranaense John Louis.
A vitória colocou Jardim na liderança com 88 pontos, dez a mais que o antigo líder, o carioca Nicolas Costa. Alfaya manteve a terceira posição (75), apenas quatro pontos à frente de Johilton Pavlak.
Felipes Apezzatto, que saiu na segunda posição, bem que tentou assumir a ponta na largada. Na volta seguinte, ele acabou rodando e caiu para a último. “Eu sabia que o Apezzatto iria vir para cima logo no começo. Mas acho que ele tentou me passar na hora errada, os pneus não estavam ainda na temperatura ideal. Só depois disso que consegui respirar um pouco”, declarou o vencedor.
Um problema na embreagem atrapalhou a vida de Nicolas Costa e também de Francisco Alfaya. Costa marcou o quinto tempo na classificação e não teve chances de brigar pela vitória porque ficou parado no grid. Quando conseguiu largar, já tinha perdido muito tempo e só foi o sétimo colocado. Alfaya largou bem, terminou em segundo, mas também teve problema semelhante. “A embreagem colou na largada, então o Jardim pôde abrir um pouco. Meu carro veio melhorando, tanto que fiz a melhor volta, mas já era tarde para tentar alguma coisa”, disse o gaúcho.
Uma disputa intensa entre Johilton Pavlak e John Louis, dois vitoriosos kartistas, também marcou a prova no início. Nas primeiras voltas os dois trocaram de posições várias vezes na briga pelo terceiro lugar, mas quem levou vantagem foi Pavlak. “Não fui bem na tomada como esperava, então ficou complicado. Mas foi uma corrida boa para mim, porque mostra que meu trabalho de aprendizado fora da pista também tem surtido efeito”, disse o potiguar. “Eu passei, ele me passou, foi divertido. Estou feliz. Claro que eu queria um pódio, mas está bom demais”, disse o jovem de apenas 15 anos, o caçula da categoria, que saiu em último.
A segunda bateria da Fórmula Future Fiat em Curitiba, válida pela oitava etapa, terá largada às 13h15, com transmissão ao vivo na Internet pelo RaceTV (www.racetv.com.br).
O resultado da 7ª etapa:
1) João Jardim, 27min29s755
2) Francisco Alfaya, a 5s173
3) Johilton Pavlak, a 8s275
4) John Louis, a 17s308
5) Vini Alvarenga, a 27s144
6) Rafael Azrak, a 35s574
7) Nicolas Costa, a 48s496
8) Felipes Apezzatto, a 50s042
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.