Categoria: Racing Festival
|
15 de outubro de 2010 22:42

Fórmula Future Fiat: estreante rouba cena em Brasília

Um novato na Fórmula Future Fiat, mas já com experiência em monopostos, roubou a cena no primeiro dia de treinos da quinta rodada dupla da temporada. Raphael Abbate, de 19 anos, cravou 2min05s805 e foi o mais rápido no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Distrito Federal. “Toda adaptação é uma incógnita, pode ser boa ou não. Fiquei feliz por ter me adaptado rápido ao carro. Mas essa experiência a mais que tenho no automobilismo pode ter ajudado, sim”, disse o piloto de São Paulo, que ano passado andou na Fórmula 3 Sul-Americana e acabou de finalizar sua participação na Fórmula 2000 nos Estados Unidos.

Abbate disse que não pretende ‘atrapalhar’ a briga pelo título entre o sorocabano João Jardim (89 pontos), o gaúcho Francisco Alfaya (87), o carioca Nicolas Costa (82) e o potiguar Johilton Pavlak (73). “Vou dar tudo de mim para ganhar, mas espero não atrapalhar nenhum deles”, disse o paulista, quarto colocado na F-2000 norte-americana.

O líder do João Jardim, por sua vez, foi o mais rápido no segundo treino do dia em Brasília, mas optou por não entrar na pista na sessão final. “A gente decidiu poupar o equipamento porque a pista é muito abrasiva. Vamos deixar o pneu novo para usar no último treino antes da tomada, quando as condições da pista devem estar mais próximas do que a gente vai encontrar no qualifying”, definiu o jovem de 17 anos.

Aliás, a garotada da Fórmula Future Fiat tem tido uma boa chance de aprender sobre uma pista que exige muito dos compostos. João Jardim teve um pneu furado no primeiro treino, enquanto o paulista Felipes Apezzatto também enfrentou dificuldades. “Além de tudo, a pista estava muito, mas muito suja mesmo no primeiro treino”, disse João Jardim. “Essa característica do asfalto acaba colocando um ingrediente a mais na disputa”, completou Nicolas Costa, que enfrentou problemas no seu carro e usará um novo motor amanhã.

Francisco Alfaya, o vice-líder, acabou o dia na sexta posição. Segundo o gaúcho de 17 anos, o treino de classificação de amanhã, marcado às 14h40, será o mais difícil do ano. Aliado ao fato do consumo excessivo de pneus também aparece como desafio a extensão da pista (5.475 metros), a mais longa do calendário. “É um traçado complicado, porque é muito difícil fazer uma volta na mesma batida da outra. São quase cinco quilômetros, e as curvas parecem simples, mas não são”, analisou.

Antes da classificação, a Fórmula Future Fiat terá mais dois treinos livres, às 9h40 e 12h10, ambos com 30 minutos de duração. Domingo, a nona etapa será transmitida ao vivo pelo canal SporTV e pela RaceTV na Internet (www.racetv.com.br), a partir das 10h25. A etapa derradeira em Brasília tem largada prevista para 14h20.

Os melhores tempos da sexta-feira em Brasília:

1 – Raphael Abbate, 2min05s805

2 – Vini Alvarenga, 2min06s489

3 – Johilton Pavlak, 2min06s775

4 – Felipes Apezzatto, 2min06s945

5 – Nicolas Costa, 2min06s979

6 – João Jardim, 2min07s424

7 – Francisco Alfaya, 2min07s703

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.