F-Future Fiat: carioca vence no DF e assume a liderança

Nicolas Costa venceu de ponta a ponta a nona etapa da Fórmula Future Fiat, disputada nesta manhã no Autódromo Internacional Nelson Piquet (Brasília), e assumiu a liderança da classificação restando três corridas para o fim do campeonato. O piloto de 18 anos largou na pole, manteve a ponta na primeira curva e deixou em segundo o paulista Vini Alvarenga. Felipes Apezzatto completou o pódio. “Foi muito importante a vitória de hoje. Estou muito feliz porque começamos mal, mas depois que trocamos o motor a coisa melhorou. Agora é tentar chegar na frente na última bateria logo mais”, comemorou Nicolas.

Com o triunfo, o carioca do carro número 99 chegou aos 102 pontos e lidera a briga pelo cobiçado prêmio destinado ao campeão da Fórmula Future Fiat: uma vaga na Academia de Pilotos da Ferrari e uma temporada paga na Fórmula Abarth italiana em 2011. O gaúcho Francisco Alfaya manteve a vice-liderança, com 97 pontos, após ter sido quarto. João Jardim, o ponteiro do campeonato até o início da rodada no Distrito Federal, caiu para a terceira posição (93 pontos). Jardim largou em segundo, perdeu rendimento porque errou na calibragem dos pneus e cruzou em sétimo lugar.

Destaque da prova também foi o paulista Vini Alvarenga. Ele teve um problema de motor na tomada de tempos, largou em penúltimo, mas assumiu o terceiro lugar já na primeira curva. Depois, passou Jardim e partiu em busca de Nicolas Costa. “Venho fazendo boas largadas, em nenhuma delas eu deixei de ganhar posições”, explicou o garoto de 17 anos. “No aquecimento treinei umas duas vezes a largada e aproveitei bem o início da prova. Estou muito contente com esse resultado”, resumiu.

A segunda corrida da Fórmula Future Fiat em Brasília, válida pela 10ª etapa do campeonato, está programada para começar às 14h25, e terá transmissão ao vivo pela Internet no canal RaceTV (www.racetv.com.br). Na pole position vai partir João Jardim, graças ao sistema de grid invertido adotado na categoria-escola do Racing Festival.

O resultado da 1ª bateria:

1) Nicolas Costa, 27min25s966

2) Vini Alavarenga, a 0s282

3) Felipes Apezzatto, a 5s366

4) Francisco Alfaya, a 6s544

5) Johilton Pavlak, a 15s077

6) Raphael Abbate, a 19s290

7) João Jardim, a 24s958

Não classificado: John Louis

Melhor volta: Vini Alavarenga, 2min05s197, média de 157,288 km/h