Cacá Bueno ampliou a liderança no Trofeo Linea ao conquistar a quinta etapa da temporada, primeira prova da rodada dupla deste domingo no Autódromo Internacional Ayrton Senna. O atual campeão e líder saiu na pole, travou um breve duelo contra o astro local Cesinha Bonilha, a pedra em sua sapatilha durante todo o fim de semana, e ganhou pela terceira vez no ano. Cacá ampliou a vantagem na tabela de pontos e subiu ao pódio acompanhado de Cesinha e Alam Khodair.
Especialista no circuito do norte-paranaense, Cesinha parecia disposto a repetir a surpreendente vitória de 2010. Não respeitou a pole de Cacá e, partindo em segundo no grid, conseguiu superá-lo no Esse da Caixa Dágua logo depois da largada. Comandou a prova até à quarta volta, mas uma falha no power shift (mecanismo que permite a troca de marchas sem a utilização da embreagem) permitiu a aproximação e ultrapassagem de Cacá. A partir daí, apesar de várias tentativas, não conseguiu mais uma chance de recuperar a ponta.
Cacá fez questão de destacar o valor do rival. “Cesinha fez uma grande largada. Chegamos a nos tocar na curva 1 e achei melhor deixá-lo passar. E certamente teria dificuldades para voltar à liderança se ele não tivesse tido um problema no power shift. Ele é um grande piloto e anda muito bem, principalmente aqui”, elogiou. Pelo sistema de grid invertido da categoria, Cacá partirá em 8º na segunda bateria, que tem início marcado para as 13h20. A pole caiu nas mãos de André Bragantini, 8º na primeira prova.
Cesinha disse que vinha lutando para largar na frente desde os treinos da sexta-feira e lamentou a pane que o obrigou a recorrer à embreagem nas trocas de marcha. “Ficou muito difícil e se perde muito tempo sem o power shift”, explicou. Aplaudido pelo público que veio prestigiá-lo de Cambé, cidade onde mora e vizinha de Londrina, Cesinha preferiu olhar o resultado pelo lado positivo. “No ano passado eu não tinha nada e hoje estou aqui correndo contra essas feras”, lembrou.
Khodair garantiu o terceiro pódio consecutivo – ganhou uma etapa em Brasília e chegou em segundo na outra – e encostou em Popó Bueno na briga pela vice-liderança. Saiu em quarto, deixou Christian Fittipaldi para trás na largada e praticamente não sofreu ameaça ao longo da prova. O estreante Marcos Gomes foi outro destaque desta manhã em Londrina. Combativo, terminou em 4º depois de sair em 10º e travar uma acirrada batalha contra Popó Bueno nas voltas finais. Os dois chegaram a se tocar e Popó levou a pior, já que o capô do motor se soltou, encobriu sua visão e o obrigou a entrar nos boxes. O incidente estava sendo investigado pelos comisários desportivos ao final da prova. Com o carro decorado com as cores e a cruz de malta do Vasco da Gama, o carioca Ulisses Silva herdou o 5º lugar.
O resultado da 5º etapa: (sujeito às verificações técnica e desportiva)
1 – CACÁ BUENO – 18 voltas em 27min36s029
2 – CESINHA BONILHA – a 0s855
3 – ALLAM KHODAIR – a 2s532
4 – MARCOS GOMES – a 11s584
5 – ULISSES SILVA – a 12s517
6 – LEONARDO NIENKOTTER – a 12s972
7 – CLEMENTE FARIA JR – a 15s812
8 – ANDRÉ BRAGANTINI – a 17s885
9 – FERNANDO NIENKOTTER – a 18s683
10 – GIULIANO LOSACCO – a 22s810
11 – ALESSANDRO MARCHINI – a 23s311
12 – BETINHO SARTORIO – a 23s997
13 – POPÓ BUENO – a 1min04s406
Não completaram:
CHRISTIAN FITTIPALDI
FÁBIO CARREIRA
ROGÉRIO CASTRO