A Fórmula Futuro Fiat começa a definir os rumos do campeonato de 2011 no próximo fim de semana em Curitiba, onde será realizada a 5ª e penúltima rodada dupla – 9ª e 10ª etapas – da temporada. A liderança pertence ao paranaense John Louis, com 91 pontos, contra 83 do segundo colocado, o mineiro Guilherme Silva, e 74 do carioca Luir Miranda, o terceiro.
Animado por defender a ponta da tabela, Louis diz não levar vantagem por correr na cidade natal. “Curiosamente, Curitiba é uma das pistas onde menos treinei, então na parte técnica não tenho benefício algum. Acho que estar em casa vai trazer algum ganho na parte psicológica, já que vou poder contar com a presença de familiares, amigos e patrocinadores para me apoiarem”, disse. “Mas nem a liderança e nem o fator casa mudarão a estratégia que empreguei nas etapas anteriores, que é de tentar sair na pole e ganhar a primeira corrida do programa”, explicou o paranaense. Vencedor de três provas em 2011, Louis conquistou duas delas na abertura da programação depois de largar na frente: na primeira etapa, em São Paulo, e na terceira rodada em Londrina. A outra vitória veio na etapa mais recente em São Paulo, no complemento da rodada dupla.
Com 70 pontos em disputa no restante do calendário, os nove primeiros colocados na tabela de pontos conservam as chances matemáticas de chegar ao título. Mas a briga pela sucessão de Nicolas Costa como campeão deve ficar restrita aos três primeiros da classificação, de acordo com o mineiro Guilherme Silva. “O John, eu e o Luir estamos na frente do campeonato e sempre um de nós três esteve na liderança do torneio. Então acho difícil alguém de fora surpreender, mas se isso acontecer terá de ser agora em Curitiba, pois já é a penúltima etapa e não haverá mais tempo” alertou, lembrando que depois sobrará apenas a rodada final no circuito do Velopark, na cidade gaúcha de Nova Santa Rita, entre os dias 29 e 30 de outubro.
Com oito pontos de desvantagem para Louis, Guilherme Silva quer esquecer a última rodada em São Paulo e tentar descontar a diferença que o separa da primeira posição. “Em Interlagos tive muitos problemas de motor, mas consegui marcar pontos suficientes para me manter vivo na disputa. Agora para Curitiba, a JL (empresa responsável pelos carros da Fórmula Futuro Fiat) avisou que fez um novo trabalho nos seus dinamômetros com os nossos carros para assegurar uma equalização ainda maior de todos os equipamentos. Com apenas duas rodadas para encerrar o campeonato, esta é a hora de andar bem”, concluiu o mineiro, vencedor de uma das etapas em Brasília.
As atividades da Fórmula Futuro Fiat, que integra o Racing Festival juntamente com o Trofeo Linea e as séries de moto 600 Hornet e CB300 R, serão abertas na sexta feira com três sessões de treinos livres. A tomada classificatória e a primeira corrida do fim de semana estão marcadas para a tarde de sábado, enquanto a prova de complemento da rodada dupla será disputada na manhã do domingo. Ingressos podem ser retiradois gratuitamente nas bilheterias do autódromo no sábado, das 8 às 17 horas, e domingo, das 8 às 14 h.