A possibilidade de Cacá Bueno (Itaú/GT Competições) conquistar por antecipação o bicampeonato do Trofeo Linea ganhou força depois do qualifying da quinta e penúltima rodada dupla da temporada neste sábado no Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais. Líder da classificação com 33 pontos de vantagem sobre os mais diretos perseguidores, Cacá não apenas cravou a sua segunda pole do ano – a primeira veio em Londrina – como viu o irmão e companheiro de equipe Popó Bueno e Allam Khodair (Sinal/Itaú) falharem em alcançar o Q2, a segunda parte da tomada classificatória em que os seis mais rápidos da primeira decidem quem largará na frente. Popó partirá apenas em 8º e Khodair sairá em 10º na prova de abertura do programa.
Cacá liquidará a fatura sem precisar das duas últimas corridas no Velopark (RS) no final de outubro caso amplie a diferença em mais três pontos sobre o segundo colocado. Não é o que o motiva, mas a hipótese também não é descartada. “A melhor maneira de administrar uma prova é correr para ganhar”, lembrou, acrescentando que os pilotos que se encontram entre ele, Popó e Khodair podem influenciar o resultado final. “Tem gente rápida nesse meio que pode tirar pontos deles”, lembrou.
Terceiro mais rápido no Q1, Cacá foi o quarto a entrar na pista para as tomadas individuais. Detonou a marca em poder do paranaense Cesinha Bonilha (Cesinha Competições) e voltou para os boxes, de onde acompanhou as tentativas frustradas de Marcos Gomes (Pater Racing) e Fábio Carreira (DLK) de baixarem seu tempo. “Começou a garoar no meio da minha volta, mas decidi não levantar o pé”, disse, antes de receber o habitual beijo da noiva Talita e o abraço dos integrantes da equipe.
Um bom resultado, talvez uma vitória, ainda não garante o título, já que a segunda corrida terá o grid invertido em relação à ordem de chegada dos oito primeiros da 9ª etapa. “Não estou pensando no título e nem em ampliar a vantagem, mas somente em mantê-la”, ressalvou, acrescentando que a tarefa dos rivais não é das mais simples. “Não é fácil descontar 33 pontos em um único fim de semana”, observou.
O que pode ajudar Popó, Khodair e os outros pilotos ainda com chances matemáticas de empurrar a definição para o Rio Grande do Sul é a disposição dos adversários mais próximos no grid. Cesinha e André Bragantini Jr., respectivamente segundo em terceiro lugares, parecem ter combinado o discurso. “Não tenho nada a perder e vou partir para cima”, antecipou Cosinha, com palavras praticamente repetidas por Bragantini. Elegantes, os dois foram até os boxes de Cacá para cumprimentá-lo pela pole. “Vou tentar ganhar, mas está difícil segurar o Cacá. Ele está um passo à frente, com o carro muito rápido”, disse Bragantini, sem esconder um certo desânimo com o tamanho de sua missão.
A largada da primeira bateria do Trofeo Linea está marcada para as 9h15, enquanto a segunda começará às 13h10. O SporTv iniciará a transmissão direto de Curitiba a partir das 10 horas, para a transmissão ao vivo da prova das 600 Hornet (motos), da corrida inicial do Trofeo Linea e da segunda da Fórmula Futuro Fiat. Todas as categorias poderão ser acompanhadas ao vivo pela Internet pelo site www.speedtv.com.br. Ingressos deverão ser retirados nas bilheterias do autódromo das 8 às 14 horas.
O grid da 9ª etapa do Trofeo Linea:
1º) CACÁ BUENO – 1MIN 30S369
2º) CESINHA BONILHA – 1MIN 30S821
3º) ANDRÉ BRAGANTINI – 1MIN 30S842
4º) FÁBIO CARREIRA – 1MIN 30S927
5º) MARCOS GOMES – 1MIN 31S029
6º) CLEMENTE FARIA JR. – 1MIN 31S211
7º) LEONARDO NIENKOTTER – 1MIN30S910
8º) POPÓ BUENO – 1MIN30S915
9º) GIULIANO LOSACCO – 1MIN30S927
10º) ALLAM KHODAIR – 1MIN30S955
11º) CHRISTIAN FITTIPALDI – 1MIN31S009
12º) ROGÉRIO CASTRO – 1MIN31S406
13º) ROGÉRIO MOTTA – 1MIN31S697
14º) ULISSES SILVA – 1MIN31S710
15º) FERNANDO NIENKOTTER – 1MIN31S965
16º) RICARDO SARGO – 1MIN32S030
17º) MARCOS RAMOS – 1MIN32S582
18º) BETINHO SARTORIO – 1MIN33S527
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.