Trofeo Linea: Losacco vence e assume a vice-liderança

Depois da conquista antecipada do bicampeonato de Cacá Bueno, a classificação do Trofeo Linea ganhou outra importante alteração: com a vitória na 10ª etapa, complemento da rodada dupla deste domingo no Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais, Giuliano Losacco assumiu a vice-liderança do campeonato. A segunda bateria foi marcada pela dobradinha da Pater Racing – Marcos Gomes chegou a seguir -, a punição aplicada ao terceiro na bandeirada (André Bragantini) e ao acidente assustador envolvendo Ricardo Sargo. O piloto mais jovem do grid, com apenas 16 anos, capotou, ficou com o carro de cabeça para baixo na brita e foi transportado consciente para o Hospital Cajuru para confirmar a suspeita de fratura de costelas e passar por exames complementares de imagem.

A sorte da prova foi praticamente decidida no início da segunda volta, quando Losacco – terceiro no grid – ultrapassou o pole Popó Bueno na freada do esse. Gomes aproveitou para também ganhar a posição do irmão do campeão, mas Bragantini não conseguiu fazer o mesmo sem provocar o choque que lhe custou 20 segundos de acréscimo ao tempo final como punição. Quase simultaneamente, uma confusão no mesmo ponto mandou Cacá para a área de escape e, na sequência, ao fim do pelotão. No entanto, com o episódio envolvendo Sargo, o safety car permitiu o reagrupamento dos carros e a reação de Cacá até o 5º lugar que virou 4º com a pena recebida por Bragantini.

Foi a segunda vitória de Losacco, que repetiu o resultado do mês passado em Interlagos. “Consegui subir para segundo na largada, mas não estava fácil por causa da garoa. Depois que passei o Popó, dei sorte porque a pista secou durante a permanência do safety car. Só fiquei preocupado porque o Marquinhos vinha muito rápido atrás de mim e fiquei com medo que ele enfiasse o carro para tentar algo”, comentou Losacco, na celebração da vitória conquistada na mesma pista em 2010.

Gomes, contudo, deixou claro que não estava disposto a qualquer ação que ameaçasse a presença dos companheiros de equipe no pódio. “Meu carro era veloz, mas o Giuliano está na briga pelo vice-campeonato. O importante é que esta foi a primeira vez que meu carro estava rápido, o que não aconteceu em Londrina e São Paulo”, lembrou. Gomes estreou no Trofeo Linea na terceira etapa e já chegou a Curitiba afastado da disputa pelo título.

O resultado da 10ª etapa:

1º) GIULIANO LOSACCO – 15 voltas em 27MIN05S257

2º) MARCOS GOMES – a 0S304

3º) LEONARDO NIENKOTTER – a 3S957

4º) CACÁ BUENO – a 4S515

5º) FERNANDO NIENKOTTER – a 5S015

6º) CLEMENTE FARIA JR. – a 5S300

7º) ROGÉRIO MOTTA – a 6S716

8º) POPÓ BUENO – a 7S245

9º) ULISSES SILVA – a 8S963

10º) ALESSANDRO MARCHINI – a 15S284

11º) MARCOS RAMOS – a 16S183

12º) BETINHO SARTORIO – a 16S647

13º) ANDRÉ BRAGANTINI – a 20s580

14º) CESINHA BONILHA – a 26S774

15º) ROGÉRIO CASTRO – a 4 VOLTAS

16º) CHRISTIAN FITTIPALDI – a 4 VOLTAS

Não completou

RICARDO SARGO

Melhor volta: Cacá Bueno em 1min30s308 (média de 147,296 km/h)