Vencedor da prova de encerramento da temporada da Fórmula 3 italiana domingo em Monza, o paulista Victor Guerin (Flash Power) aceitou o convite dos organizadores e correrá a última rodada dupla do Trofeo Linea nos próximos dias 29 e 30 no Velopark (RS). O piloto de 19 anos desembarcou nesta quarta-feira em São Paulo e seguiria à noite para Porto Alegre, já que amanhã reinará com um carro de turismo no circuito gaúcho para iniciar a adaptação aos veículos de tração dianteira.
Pouco mais de 72 horas depois de fechar sua participação no Campeonato Italiano, onde o crescimento da segunda metade do calendário atribui à familiaridade às pistas de alta velocidade e às orientações do consultor-técnico Nicola Larini, ex-piloto da Ferrari na década de 90, Guerin fazia planos para a estreia no Trofeo Linea. “Estou ansioso para conhecer a categoria. Sei que não será fácil, porque nunca corri com esse tipo de carro, mas pelo menos sei que a equipe é muito boa”, ressalta. Guerin defenderá a Pater Racing, que vem de dobradinha em Curitiba com a vitória do vice-líder Giuliano Losacco e o segundo lugar de Marcos Gomes. “São ótimos pilotos e certamente me ajudarão a encurtar os caminhos.”
Para facilitar a adaptação da atração especial à modalidade de turismo do Racing Festival, os organizadores ofereceram a Guerin um treino extra exclusivo de 40 minutos na quinta-feira da próxima semana, véspera da abertura dos ensaios livres. “Terei quatro jogos de pneus novos para todos os treinos. De qualquer modo, só mesmo quando estiver andando com todos é que vou começar a me situar. Se eu me der bem nas corridas, ótimo; se tomar pau, os outros não estarão fazendo mais que a obrigação deles”, brinca.
Guerin retornou ao Brasil depois de uma longa ausência. “Três meses e 22 dias, para ser mais exato”, lembra. A partir de agora, começará a trabalhar nos próximos passos da carreira. Ele está estudando as alternativas, mas não afasta a possibilidade de permanecer mais um ano na Fórmula 3 italiana. “Dentro do projeto de ganhar um campeonato, essa pode ser uma opção interessante”, admite. A transferência para uma série acima na escala dos monopostos também não é descartada.