Categoria: Racing Festival
|
29 de outubro de 2011 18:09

Fórmula Futuro: Salas vence no Sul e adia decisão do título

A Fórmula Futuro terá de esperar até amanhã para conhecer o campeão da temporada 2012. Com a vitória do paulista Guilherme Salas na 11ª e penúltima etapa, disputada neste sábado no circuito gaúcho de Velopark, a decisão do título foi empurrada para a prova de complemento da rodada dupla de encerramento do calendário. O líder John Louis, único com chances de liquidar a fatura por antecipação, não conseguiu aproveitar a pole, envolveu-se em incidentes durante a prova e nem recebeu a bandeirada quadriculada, abandonando a quatro voltas do final com a suspensão traseira esquerda arriada. Mesmo assim, terminou em 6º e marcou os seis pontos que o mantém na ponta do campeonato com 112, mas agora apenas um à frente de Guilherme Silva. Segundo colocado na corrida, Silva, no entanto, cai para 108 com o descarte dos dois piores resultados.

Louis parecia a caminho da conquista do campeonato ao se manter à frente depois da largada. Mas, na sexta volta, Luir Miranda começou a transformar a sua vida num inferno, ao partir definitivamente para o ataque em busca de um resultado que aumentaria seu cacife na briga pelo título. Mas Luir calculou mal a ultrapassagem antes da entrada da reta dos boxes, os dois espalharam e Salas aproveitou a oportunidade para assumir uma liderança que não perderia mais até a última das 27 voltas. Louis chegou a cair para sexto e, depois de uma acirrada batalha com Banzoli pelo quinto, encostou o carro quebrado na reta oposta.

Sem qualquer possibilidade de ser campeão antes mesmo da largada, Salas contava com uma prova complicada saindo da quinta posição. “Seria muito difícil partindo atrás dos quatro que sonhavam com o título, mas logo consegui passar para terceiro. Quando os dois se enroscaram, pude aproveitar. Depois, foi só administrar”. Pelo sistema de largada com grid invertido, Salas será o último no grid, mas não perde as esperanças de um bom resultado. “Falar em vitória é difícil, porque aqui é complicado de ultrapassar, mas um pódio não é assim tão impossível”, analisou.

Silva disse que entrou na pista com a meta de fazer uma corrida cautelosa, mesmo sabendo que terminar à frente de Louis seria importante para sua pretensão de suceder ao carioca Nicolas Costa como novo campeão da categoria-escola idealizada por Felipe Massa. “Essa preocupação só aumentou quando percebi que meus rivais estavam atrás de mim. Por isso, em nenhum momento forcei o ritmo para tentar uma ultrapassagem”, garantiu.

Com o terceiro lugar, Victor Franzoni disse adeus à disputa do título, agora resumida a Louis, Silva e Miranda. Como a segunda bateria distribui menos pontos, o paranaense Louis continua em tese como principal favorito e ainda será beneficiado pela melhor posicionamento no grid, já que fechará a primeira fila ao lado do pole Eduardo Banzoli.

O resultado da 11ª etapa da Fórmula Futuro:

1°) GUILHERME SALAS – 27 VOLTAS EM 26MIN03S043

2°) GUILHERME SILVA – A 0S870

3°) VICTOR FRANZONI – A 3S693

4°) LUIR MIRANDA – A 11S600

5°) FELIPE DONATO – A 13S362

6°) JOHN LOUIS – A 4 VOLTAS

NÃO COMPLETOU:

EDUARDO BANZOLI

Melhor volta: Luir Miranda em 56s918 (média de 139,147 km/h)

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.