Com nova denominação, um carro repleto de novidades técnicas e um pacote de prêmios que beneficiará até o público, a Copa Fiat confirmou a abertura do calendário para dias 2 e 3 de junho, em Londrina, e promete superar a emoções dos seus dois primeiros anos de vida, quando surgiu nas pistas brasileiras com o nome de Trofeo Linea. O formato de seis rodadas duplas será mantido.
A categoria de turismo do Racing Festival passou por um bem-sucedido processo de atualização tecnológica que consumiu cerca de oito meses em testes de desenvolvimento. O passo inicial foi o aumento de potência do motor Fiat Powertrain T-Jet 1.4 turbo e 16 válvulas de 210 cavalos – uma versão conta com 230 cv e outra com 260 cv. A decisão sobre qual delas será escolhida será conhecida depois dos treinos coletivos que antecederão à abertura do campeonato.
A seguir, nas oficinas da MetalMoro em Cachoeirinha (RS), os carros foram submetidos a outras mudanças profundas alinhadas ao motor mais forte e aos pneus Pirelli P Zero de competição – agora com aro 18 e não mais com o 16 de 2011. A suspensão dianteira original do Linea foi reprojetada especialmente para as pistas, com barra anti-rolagem ligada diretamente à manga de eixo. A traseira também foi alterada e permitirá regulagem muito mais rápida da cambagem e da convergência das rodas. Com isso, as equipes poderão mexer no acerto inclusive nos minutos finais dos treinos classificatórios, aumentando as possibilidades de reviravolta nos resultados e na ordem do grid até à última volta.
Se quase todas essas novidades permanecerão ocultas mesmo aos olhares mais atentos, o visual renovado da Copa Fiat promete chamar atenção. Os 20 carros que devem estrear no circuito do norte paranaense receberam um kit aerodinâmico constituído por saias laterais, pára-lamas, asas dianteira e traseira, além de assoalho de madeira e extrator de ar posterior. Toda essa atualização deverá representar um aumento considerável de velocidade em relação ao modelo anterior. “Dependerá da versão de motor que for adotada, mas dá para estimar em ganho mínimo entre dois e três segundos nos tempos de volta”, afirma Beto Gardano, responsável pela área técnica da RM Racing Events, empresa organizadora do Racing Festival.
O produto final tem tudo para agradar os pilotos mais exigentes. “Nosso desafio era fazer do carro da Copa Fiat um puro-sangue de corrida sem perder características do veículo de rua. Por isso, ao mesmo tempo em que introduzimos mudanças significativas nas suspensões, mantivemos partes originais como carroceria e monobloco. Mas conseguimos alcançar o objetivo de produzir um carro com maior potência e estabilidade do que o modelo anterior”, explica Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat.
Na avaliação de Dilser, é a primeira vez no automobilismo brasileiro que a concepção de um carro conta com a participação de todos os agentes envolvidos – pilotos, equipes, promotores e parceiros técnicos. “Nada foi imposto. Todos foram ouvidos, consultados e apresentaram sugestões. Depois que o protótipo ficou pronto, ele foi testado e aprovado. Nunca um carro nasceu dentro de um clima tão democrático”, garante.
Na Copa Fiat, que premiará o campeão com um Linea, Cacá Bueno será o “homem a ser batido”. A tarefa de destronar o único piloto a conquistar o Trofeo Linea ficará a cargo de adversários altamente qualificados, como o irmão Popó, os experientes Christian Fittipaldi, Giuliano Losacco e Leonardo Nienkötter, expoentes da nova geração de pilotos brasileiros, como Allam Khodair, Marcos Gomes e Clemente Faria Jr., além de revelações da própria categoria, exemplo do até então desconhecido Cesinha Bonilha, que chegou “causando” ao estrear com vitória em Londrina em 2010.
A Copa Fiat terá sempre duas corridas aos domingos e será abrigada em um generoso pacote de mídia que prevê a exibição ao vivo no SporTV, compactos dentro do Esporte Espetacular da TV Globo e transmissão online pela BRMTV pela Internet. A R1 1000 GP e a Fórmula Futuro receberão a mesma cobertura do SporTV e da BRMTV.
O calendário do Racing Festival é este:
02-03/06 – Londrina
07-08/07 – Brasília
28-29/07 – Curitiba
18-19/08 – São Paulo
08-09/09 – Goiânia
03-04/11 – Velopark (Nova Santa Rita – RS)