No circuito que considera como sua segunda casa, Cacá Bueno (GT/Itaú) conquistou uma vitória incontestável na abertura da temporada da Copa Fiat na manhã deste domingo em Londrina. O bicampeão do Trofeo Linea – antigo nome da categoria de turismo do Racing Festival – saiu na pole, liderou de ponta a ponta e, de quebra, ainda cravou a melhor volta no Autódromo Internacional Ayrton Senna. O pódio foi completado por André Bragantini (Pater Racing) e Christian Fittipaldi (Fittipaldi Racing).
Cacá não encontrou rivais ao longo das 17 voltas, na estreia do renovado carro da Fiat – agora com suspensões especiais de competição e motor com potência ampliada de 210 para 230 cavalos. Largou bem e apenas controlou os rivais pelo retrovisor. “Meus resultados sempre foram bons aqui. Sinto-me muito bem na cidade, onde morei por alguns anos. Foi importante começar o ano mais uma vez com o pé direito”, comentou Cacá, que não espera pela mesma facilidade na segunda bateria, marcada para as 13h25. Pelo sistema de grid invertido, ele sairá na 8ª colocação. “O público pode esperar, porque a corrida da tarde será muito mais emocionante”, avisou.
Bragantini lamentou a saída ruim, mas acha que ela em nada alterou o resultado final. “O giro do motor baixou e larguei mal. Mas o Cacá estava com o carro melhor e ganharia de qualquer jeito”, explicou. O piloto da Pater Racing fechava a primeira fila e chegou a ser superado pelo companheiro Marcos Gomes, mas logo recuperou a posição. Depois, encontrou enormes dificuldades para conter a arrancada de Fittipaldi, que partiu em 6º e foi escalando o pelotão. “Não foi fácil segurá-lo. Passei boa parte da prova perguntando à equipe pelo rádio quanto faltava para terminar.”
Um dos destaques da prova, Fittipaldi disse que a quebra do motor nos treinos cobrou um preço alto. “Nem fiquei chateado com os treinos classificatórios. O 6º lugar foi bom porque ainda nem havia colocado pneus novos. Ainda conseguimos mexer no carro para a corrida e melhoramos bastante. Mas o Andrezinho pilotou muito bem e não deu chances para a ultrapassagem. Ele sempre colocava o carro no lugar certinho”, elogiou.
O goiano Wellington Justino garantiu um ótimo 5º lugar, depois de partir em 8º e fazer uma prova segura e sem erros, enquanto Allam Khodair realizou o maior número de ultrapassagens da etapa ao partir em 18º e último e cruzar a linha de chegada em 6º, à frente do estreante Mauri Zaccarelli, companheiro de Fittipaldi. Com o 8º lugar, o carioca Ulisses Silva garantiu o direito de sair na pole na segunda bateria. O sorteio de um Uno Vivace para o público no final é outra atração do domingo no norte paranaense.
O resultado da prova:
1- Cacá Bueno, 17 voltas em 27min08s025
2- André Bragantini, a 1s003
3- Christian Fittipaldi, a 1s424
4- Giuliano Losacco, a 2s748
5- Wellington Justino, a 4s858
6- Allam Khodair, a 5s395
7- Mauri Zaccarelli, a 6s081
8- Ulisses Silva, a 7s964
9- Cesinha Bonilha, a 9s090
10- Édson do Valle, a 11s865
11- Clemente Faria Jr., a 3 voltas
12- Rogério Castro, a 5 voltas
13- José Vitte, a 7 voltas
14- Marcos Gomes, a 10 voltas
15- Leonardo Nienkotter, a 12 voltas
16- Luir Miranda, a 14 voltas
17- Fábio Carreira, a 17 voltas
18- Popó Bueno, a 17 voltas
19- Fernando Nienkotter, não largou