Categoria: Rally
|
18 de julho de 2003 14:22

Rally dos Sertões bate recorde de participantes

A edição 2003 do Rally dos Sertões, que começará dia 23 de julho em Goiânia, bateu o recorde de veículos inscritos: são 221 no total disputando as categorias carro (86), moto (88), caminhão (7), quadriciclo (7) e mais 33 na expedition. O recorde anterior era do ano passado, com 214 inscrições, quando o Sertões tornou-se uma das maiores provas off road do mundo em número de participantes. “O recorde é o reflexo do crescimento do off road no Brasil. E também o reconhecimento do Rally dos Sertões dentro deste contexto”, comemorou o empresário Marcos Ermírio de Moraes, diretor-geral da Dunas Race, empresa organizadora do evento.

O Sertões terá nove etapas pelos lugares mais inóspitos dos estados de Goiás, Tocantins e Maranhão, somando 3.825 quilômetros. Os competidores vão enfrentar todo tipo de terreno, com pedras, areia, duna, estradas de terra e erosões até a chegada à Praia do Calhau, em São Luís.

Os melhores pilotos de rali do Brasil, e sete do exterior, estarão correndo em busca da vitória. Nos carros, a lista de favoritos é grande. A equipe Chevrolet Rally Team terá Édio Füchter/Milton Pereira e Riamburgo Ximenes/Rogério Almeida de S-10; Ingo Hoffmann e Alberto Zoffmann, além de Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo, fazem parte da equipe Mitsubishi Racing com L200 Evolution. Na equipe Greco Motorsport, as duplas Reinaldo Varela/Edgar Fabre e René e Marcus Melo também aparecem com grandes chances de vitória de L200 Evolution e L200 RIII, respectivamente.

Klever Kolberg e Lourival Roldan (Petrobras Lubrax), com Mitsubishi L200 Evolution, buscam o tricampeonato. Edu Piano e Nilo de Paula, da equipe Território 4×4 e que terminaram em terceiro lugar na classificação geral no ano passado, quer garantir uma posição ainda melhor neste ano com L200 Evolution. Nos caminhões, as duplas Alfredo Yahn/João Herrmann e Luciano Cunha/Carlos Brites formam a equipe Yahn Racing (Volkswagen), enquanto André Azevedo e o navegador Robson Pereira correrão com um Mercedes-Benz.

Nas Motos, pelo menos cinco competidores podem ser considerados favoritos. Jean Azevedo tentará o tetracampeonato, título inédito no Sertões em duas rodas. Juca Bala, outro experiente piloto, voltará a disputar a prova depois de ter ficado de fora no ano passado devido a um acidente de trânsito poucos dias antes da largada. Ele corre de olho no terceiro título. Tiago Fantozzi, campeão em 2001, é sempre um forte candidato devido ao estilo arrojado de pilotagem. A lista de favoritos fica ainda completa com José Hélio e o português Paulo Marques, vice-campeão no ano passado. Nos quadriciclos, Carlo Collet e Robert Naji Nahas devem fazer um duelo à parte em busca do primeiro lugar.

Estrangeiros – A prova contará ainda com a participação de sete pilotos estrangeiros. São dois franceses (Ludovic Boinnard e Dominique Robim), a japonesa Knomi Yamamura e os portugueses Luiz Serra, Joana Lemos, Ricardo Leal dos Santos, além de Paulo Marques.

Veja a evolução no número de participantes

1996 – 71

1997 – 125

1998 – 93

1999 – 143

2000 – 169

2001 – 134

2002 – 214

2003 – 221

*Até 1995 só existia a categoria Motos

Veja a programação do Rally dos Sertões

21 e 22/07 – 8h às 16h

Vistoria técnica dos veículos

Local: Av. Jamel Cecílio s/n

(Em frente ao Shopping Flamboyant)

22/07 – 20 horas

Festa de lançamento

Local: Ciao Bella

Avenida Jamel Cecílio, 3221 – Jardim Goiás

23/07 – 8 horas

Briefing obrigatório para competidores

Cinema do Shopping Flamboyant

23/07 – 10 horas

Prólogo para definir a ordem de largada

Local: Av. Jamel Cecílio s/n

(Em frente ao Shopping Flamboyant)

23/07 – 20 horas

Largada promocional

Local: Av. Jamel Cecílio s/n

(Em frente ao Shopping Flamboyant)

24/07

Largada da primeira etapa cronometrada

Local: Av. Jamel Cecílio S/N

(Em frente ao Shopping Flamboyant)

O Rally Internacional dos Sertões tem organização e promoção da Dunas Race e patrocínio de Ipiranga e Banco Real. Co-patrocínio é da Volkswagen Caminhões, BF Goodrich, Prefeitura de São Luís e Helibras. O apoio é do Governo de Goiás, Governo do Tocantins, Prefeitura de Goiânia, Prefeitura de Palmas, Nera Telecommunications, Hering e Rádio Eldorado. Colaboradores: Webventure (www.webventure.com.br), Lico Motorsports, Transzero, Julio Simões, Yasuda Seguros e Controlsat. A supervisão é da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.