Nesta quarta-feira (23/7) começará a 11ª edição do Rally Internacional dos Sertões, o maior da América Latina, cuja largada promocional será dada às 22h00 em frente ao Shopping Flamboyand, na cidade de Goiânia. Serão 3.825 km de trilhas com todo o tipo de terreno, passando por três Estados brasileiros: Goiás, Tocantins e Maranhão, em cuja capital, São Luis, a prova terminará no dia 1º de agosto. Competirão na prova de gala do off road brasileiro 314 pessoas inscritas em 119 carros, 7 caminhões, 7 quadriciclos e 88 motos, totalizando 221 veículos.
O Rally dos Sertões promete ser bastante competitivo, principalmente por causa da briga de quatro montadoras na categoria Carros: Chevrolet, Troller, Mitsubishi e Fiat. A favorita é a General Motors, que é a atual campeã com o Chevrolet Rally Team (Chevrolet/MWM Motores Diesel/Pneus Goodyear/Peças Genuínas GM/Garrett/Mineral/Globaltrac/ Globalstar). O piloto campeão do ano passado, o catarinense Édio Fuchter, pilotará uma das picapes S-10 da equipe com o navegador Milton Pereira. A outra será pilotada pelo cearense Riamburgo Ximenes, que venceu esta prova em 1999, e terá como companheiro o navegador Rogério Almeida.
Embora seja um favorito natural pelas suas vitórias neste rali, Édio Fuchter sabe que não será nada fácil vencer a prova: “Vai ser difícil, porque todas as equipes estão mais fortes, principalmente as de fábrica. Há pelo menos 10 concorrentes com chances de vencer”, declarou o experiente catarinense. Mesmo sabendo disso, seu companheiro de equipe Riamburgo Ximenes está bastante confiante: “Nosso carro está altamente competitivo e confiável, e não apresentou nenhum problema no último teste que fizemos. A suspensão, o motor, está tudo perfeito. Este é o ano que estou mais animado para a prova”, comentou o cearense.
Na manhã de quarta-feira (23/7) será realizado o prólogo do Rally dos Sertões, em um circuito fechado de 3 km montado em frente ao Shopping Flamboyand. Nele, serão definidas as posições de largada de todas as categorias. O primeiro trecho da prova será percorrido na quinta-feira (24/7), de Goiânia a Padre Bernardo, ainda em Goiás, totalizando 375 km.
O Chevrolet Rally Team tem o apoio de Chevrolet/MWM Motores Diesel/Pneus Goodyear/Peças Genuínas GM/Garrett/Mineral/Globaltrac/ Globalstar.