Um “y” no meio do caminho no trecho cronometrado entre Colinas e Araguaína foi um dos principais vilões do quinto dia do 11º Rally Internacional dos Sertões. Muito competidores perderam a referência que indicava o caminho à esquerda e seguiram para a direção oposta do roteiro proposto pela planilha.
“A etapa de hoje exigiu muito da navegação, principalmente no trecho final, mais veloz”, conta Patrícia Romanatti, navegadora do Penélopes Rally Team. Ela e Luciana Bragante, a piloto, foram uma das duplas que erraram o caminho nesta bifurcação, seguindo a poeira dos competidores que vinham à frente.
“Foi realmente uma confusão muito grande, pois não dava para ver muita coisa e todos andavam muito rápido”, lembra Luciana.
Foi quando Patrícia percebeu a existência de um salto que não estava marcado na planilha. “Quando percebi aquele pulo fora do previsto, meu instinto feminino me ajudou. Levantei a suspeita e logo conseguimos ver que estávamos no caminho errado. Assim, conseguimos ser as primeiras a fazer meia-volta”, conta Patrícia.
Ao fazer o retorno, as Penélopes tentaram sinalizar para os outros competidores que vinha atrás sobre o erro cometido. “Usamos até o rádio para avisar e conseguimos ajudar alguns participantes’, afirma Luciana.
Mesmo com o tempo perdido no entroncamento, o time ficou satisfeito com o desempenho da especial de hoje. “Chegamos à metade do rali com o carro inteiro e agora devemos subir ainda mais na classificação”, esperam as Penélopes, que estão entre os 40 melhores entre os 91 carros que largaram no rali.
Na especial de hoje, o melhor foi Klever Kolberg, seguido por Edio Fuchter, Guilherme Spinelli, Edu Piano e Franco Giaffone. Nas motos, Juca Bala venceu a especial e passou à frente de José Hélio na classificação geral. Entre os caminhões, Alfredo Yahn chegou em primeiro, seguido por seu companheiro de equipe, Luciano Cunha.
A Penélopes Rally Team tem patrocínio de Asa Alumínio, Alto Alumínio e Motor Trailer; apoio de EE1 Multimídia, Pirelli, Red Bull, G2 Comunicação e Brabus Mitsubishi Motors.