O espanhol Carlos Sainz sai da Europa com o título parcial do Dakar entre os carros. O tetracampeão mundial do circuito WRC de rali, que já havia vencido a primeira especial da prova, entre Lisboa e Portimao, foi também o mais rápido no segundo trecho, entre Portimao (POR) e Málaga (ESP). Sainz percorreu os 115 quilômetros cronometrados em 1h34min28seg.
A segunda colocação ficou com a dupla francesa Luc Alphand e Gilles Picard, que comandou a reação da marca Mistubishi após um primeiro dia de resultados pífios. O ex-campeão mundial de esqui foi apenas 25 segundos mais lento que Sainz (VW). Nasser Al Attiyah, do Catar, chegou en terceiro. Stephane Peterhansel, favorito ao título, foi o sexto colocado. O francês teve novamente um dos pneus de seu Mitsubishi furado ao ultrapassar uma moto retardatária.
Na classificação acumulada, Sainz lidera com 2h30min48seg. Alphand é também o segundo, 3min45seg atrás. No terceiro posto, a 4min14seg do líder, está o espanhol Nani Roma, vencedor do Dakar nas motos em 2004.
Com problemas, a dupla brasileira Klever Kolberg e Eduardo Bampi terminou a etapa na 46ª colocação, com o tempo de 1h51min19seg, acumulando a 29ª posição no resultado geral. A outra dupla brasileira, formada por Paulo Nobre (Palmeirinha) e Dico Teixeira, terminou a etapa em 96º lugar, estando em 90º na classificação geral.